O Apple Watch Series 5 foi o primeiro modelo da linha de relógios inteligentes da gigante de Cupertino a contar com a funcionalidade “Always On Display”, permitindo que a tela permaneça sempre ligada, exibindo informações importantes como hora, data e notificações.
Ter a tela sempre ligada é uma conveniência para muitos usuários, que não precisam tocar ou girar o pulso para ver o conteúdo do relógio. O recurso foi herdado dos smartphones, que já contam com essa praticidade há 10 anos, pelo menos.
O problema é que, da mesma forma que aconteceu com os telefones, o modo “Always On Display” é um grande vilão no consumo de bateria no Apple Watch.
E precisamos conversar sobre o assunto.
Um problema que a Apple não consegue resolver
Antes do Watch Series 5, a tela do relógio da Apple desligava automaticamente após um curto período de inatividade, o que resulta em uma automática economia de bateria.
Já no modo “Always On Display”, a tendência é que a bateria acabe mais rapidamente, principalmente naqueles dias de uso mais intenso.
E isso é meio óbvio: a tela é o componente que mais gasta energia em qualquer dispositivo eletrônico, e nem mesmo todas as melhorias que o Apple Watch recebeu resolvem o problema como um todo.
Além do fato do próprio Apple Watch só contar com apenas um dia de autonomia longe do carregador, o que não ajuda em nada na equação.
A Apple minimizou o impacto do “Always On Display” ao utilizar a tecnologia de tela LTPO OLED, que ajusta dinamicamente a taxa de atualização da tela para reduzir o consumo de energia.
Em momentos de baixa atividade, a taxa de atualização pode cair para até 1 Hz, economizando bateria sem comprometer a funcionalidade.
Mesmo assim: se você não tomar o devido cuidado na gestão energética, não chega no final do dia com o relógio funcionando.
Como desativar o Always On Display
Para os usuários que desejam prolongar a vida útil da bateria, desativar o “Always On Display” é a melhor alternativa, por mais que se perca parte da praticidade.
O processo é simples e pode ser feito diretamente no Apple Watch: basta acessar as configurações, ir em “Display e Brilho”, selecionar “Sempre ligado” e desativar a função.
O passo a passo do procedimento é esse aqui:
- Abra o aplicativo Configurações no seu Apple Watch.
- Vá para Display & Brightness.
- Selecione Sempre ligado.
- Desligue o recurso.
Considere ativar o Modo de Baixo Consumo
Outra forma de aumentar a duração da bateria é ativar o Modo de Baixo Consumo, e essa é uma alternativa ainda mais eficiente.
Ao ativar o Modo de Baixo Consumo, algumas das funcionalidades mais avançadas do Apple Watch são desativadas, o que vai reduzir o consumo energético no dispositivo.
Para ativar o Modo de Baixo Consumo no Apple Watch, faça o seguinte:
- Pressione o botão lateral do Apple Watch para abrir o menu Configurações rápidas.
- Toque na porcentagem da bateria e selecione Modo de Baixo Consumo.
- Confirme tocando no botão amarelo Ativar.
O usuário ainda pode acessar as principais funções, como notificações básicas e a verificação da hora, garantindo que o dispositivo permaneça útil até que possa ser recarregado.
Na prática, o Modo de Baixo Consumo desativa diversas funções, incluindo o “Always On Display”, notificações de frequência cardíaca e medições de oxigênio no sangue.
Essa opção é recomendada para momentos em que a bateria está baixa e o usuário precisa economizar energia para que o relógio dure o dia todo.
O “Always On Display” tem prós e contras
Particularmente, não gosto do modo “Always On Display”, e isso vale para qualquer dispositivo eletrônico que conta com esse recurso. Mas o que serve para mim não necessariamente vale para você.
Muitas pessoas vão encontrar motivos para utilizar essa funcionalidade no Apple Watch. O “Always On Display” é relevante para quem quer maior rapidez ao acessar informações no relógio sem interrupções.
A validade do recurso sempre vai variar de acordo com o perfil do usuário, e o Apple Watch consegue se adaptar às necessidades diárias de cada pessoa.
Além disso, a Apple seguiu otimizando o “Always On Display” nos modelos mais recentes, aprimorando a questão da eficiência energética.
A cada nova geração do relógio inteligente, a Apple procurou reduzir o impacto na bateria através do “Always On Display”, e o recurso ficou menos problemático no consumo energético.
Mas o mais importante aqui é que você tem opções para reduzir o consumo, se quiser. Só não espere milagres na autonomia do relógio, pois isso (ainda) não existe.