O grafeno é um desses materiais de nova geração que parece servir par aquase tudo. Hoje, vemos mais uma utilidade: um sistema compacto de visão noturna.
Cientistas do MIT desenvolveram um interessante chip com esse material, que funciona através de sensores, e permite captar as variações térmicas dos objetos diante dele, o que pode servir como elemento principal de um sistema de visão noturna de infravermelhos.
Essa tecnologia oferece várias vantagens. A principal é que o grafeno é muito fino e resistente, permitindo que o chip se coloque suspenso com uma estrutura também de grafeno, deixando um espaço que evita a necessidade de incluir elementos refrigeradores.
Além disso, o conjunto é extremamente leve e compacto, possibilitando sua integração nos smartphones sem ocupar quase nenhum espaço, nem superaquecer o restante dos elementos, podendo ser integrado com facilidade nas câmeras dos smartphones.
Por enquanto, o projeto precisa melhorar, principalmente na resolução do sensor, que ainda é muito pobre. Porém, é uma tecnologia promissora, principalmente se levarmos em conta que não é a única que está se desenvolvendo nessa direção, já que outros investigadores também trabalham em lentes de grafeno com o mesmo objetivo.