TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O Google.com completa hoje 25 anos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Especial | O Google.com completa hoje 25 anos

O Google.com completa hoje 25 anos

Compartilhe

Para muitos, Google é sinônimo de internet. E isso é perfeitamente compreensível. Quantas e quantas vezes nós ouvimos a expressão “dê um Google” ou “vai no Google” para pesquisar qualquer coisa. Sem falar nos milhões de usuários que contam com o buscador mais popular do planeta como página inicial do seu navegador web.

Por isso, os 25 anos do Google.com em nossas vidas é um marco histórico. Na verdade, em 15 de setembro de 1997, foi registrado o domínio que marcou o início de toda a história que hoje conhecemos.

A presença dessa URL em nossas vidas é significativa demais para dizer que existe uma internet antes e outra depois que Larry Page e Sergey Brin tiveram a ideia de colocar na rede um buscador/indexador de páginas que mudou as regras do jogo online.

Aliás, mudou tanto, que derrubou do trono a até então os onipresentes Geocities e Yahoo!

 

Goste você ou não, boa parte de sua vida está hoje no Google

Tudo começou com o buscador de páginas de internet que hoje comemora 25 anos de vida. E, depois de tantos anos de atividades, dá para dizer que não existe um ser vivo no planeta Terra que não tenha acessado pelo menos uma vez na vida o Google.com. Mesmo que seja por um acidente de percurso, ou pela mera curiosidade.

O Google conseguiu a façanha de tornar as buscas online mais organizadas e ainda mais eficientes do que os resultados oferecidos pelo Yahoo! E fez isso de forma absolutamente eficiente… e até um tanto quanto questionável, já que desde aquela época a gigante de Mountain View adorava devorar nossos dados.

A partir desse ponto, o Google.com deixou de ser apenas um buscador de páginas web para se tornar um grande universo conectado, oferecendo uma série de serviços gratuitos (e, hoje, alguns pagos) para os internautas manterem suas vidas dentro de sua plataforma.

O Gmail se tornou o principal serviço do Google, ou pelo menos aquele que justificou o uso dos demais, impulsionando outras soluções que se tornaram igualmente populares, como o Google Mapas, YouTube, Google Drive, Google Fotos, Google One e outros.

Dessa forma, mesmo que você não queira ou não goste muito disso, a sua vida está no Google, em maior ou menor grau. E isso acontece há 25 anos, desde o primeiro dia de atividades do serviço.

 

Como serão os próximos 25 anos do Google?

É difícil fazer esse exercício de futurologia, mas podemos fazer algumas afirmações de presente que podem se refletir para daqui a alguns anos.

Por exemplo, o Google Chrome conseguiu desbancar o Internet Explorer como principal navegador web do mercado (e eu previ que isso iria acontecer), e não imagino que tal dominância vai mudar tão cedo. Ainda mais com o fato de a grande maioria dos seus concorrentes utilizarem hoje o mesmo núcleo de funcionamento, o Chromium.

O Gmail é outro que dificilmente vai perder a sua liderança no mercado. É de graça, é fácil de usar, tem interface amigável e é a porta de entrada para todos os outros serviços do Google.

Por outro lado, plataformas como Google Mapas e YouTube podem eventualmente sentir o peso da concorrência para daqui a alguns anos.

No caso do serviço de mapas, a principal ameaça é o Apple Mapas, que dificilmente será o líder de mercado global, mas pode conquistar a preferência de países importantes, como é o caso dos Estados Unidos.

Já o YouTube pode ter mais problemas no futuro quando serviços como o Instagram e, principalmente, o TikTok estão ganhando a preferência do público mais jovem no consumo de vídeos na internet. Tudo bem, o Shorts ainda pode ganhar terreno pela comodidade oferecida (já que está dentro da principal plataforma de vídeos gratuitos do mercado neste momento), mas é indiscutível que a audiência mais engajada da internet hoje prefere os vídeos curtos.

Seja como for, é possível sim imaginar que o Google vai chegar aos 50 anos com relevância na internet. A gigante de Mountain View não está repetindo os mesmos erros do Yahoo!, e conseguiu se consolidar como uma força dominante na grande rede mundial de computadores.

Se vai se manter líder em tantos segmentos como é hoje, não sabemos. Provavelmente eu estarei por aqui para que todos nós possamos ter essa conversa. O que é ótimo, pois reforça a ideia que o futuro não nos pertence.

Por enquanto, fica o registro dos 25 anos do Google.com. E que a vida seja longa e próspera para o principal serviço de buscas da internet…

…mas sendo um pouco menos evil daqui pra frente, né? Por favor!


Compartilhe