TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O flash LED ainda é necessário para registrar fotos no smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O flash LED ainda é necessário para registrar fotos no smartphone?

O flash LED ainda é necessário para registrar fotos no smartphone?

Compartilhe

Os sensores fotográficos nos smartphones melhoraram de forma considerável nos últimos anos, com adições de hardware e software que, combinadas, conseguem entregar fotos de alta qualidade em dispositivos com diferentes configurações.

Uma das novidades mais recentes que os fabricantes de smartphones estão adotando em massa nos dispositivos é o modo noturno. Essa solução de software é pensada na melhoria do registro de imagens com baixa luminosidade.

Diante disso, uma pergunta que muitos usuários estão fazendo é bem razoável: com o modo noite presente nos smartphones, ainda precisamos ativar o flash LED para registrar as fotos em ambientes mais escuros?

Vamos responder a esta pergunta neste post.

 

 

 

Precisamos ainda do flash para registrar fotos?

Qualquer pessoa que adquiriu um bom smartphone nos últimos dois anos sabe que a qualidade dos sensores fotográficos melhorou consideravelmente. A inclusão do modo noturno ou modo noite nos softwares de câmera é um sinal claro disso.

Desse modo, os telefones se aproveitam da qualidade melhorada do hardware para entregar fotos com resultados mais impressionantes nas mais diferentes condições e situações. E as fotos com baixa luminosidade capturadas pelos melhores smartphones do mercado estão em um outro nível neste momento.

Por conta disso, o flash LED está caindo em desuso nos smartphones, pelo menos para o registro de fotos noturnas ou em baixa luminosidade. Com tantos recursos de hardware e software trabalhando e juntos, e com toda essa evolução da tecnologia de registro de imagens nos telefones como um todo, este elemento se tornou cada vez mais dispensável para essa finalidade.

Entendo que o flash LED só não é removido do smartphone (ainda) porque ele sempre pode ser utilizado como uma lanterna que, esta sim, é bem útil para quando você chegar tarde da balada.

Além disso, existe um impeditivo técnico nessa equação: a grande maioria dos smartphones que contam com o modo noite no dispositivo não permitem a utilização deste recurso em conjunto com o flash LED, por conta de uma limitação de software.

Isso é feito para preservar a integridade do registro da imagem, pois o flash LED pode fazer com que a imagem a ser capturada fique estourada. E essa característica faz com que o elemento seja cada vez menos utilizado pelos usuários.

 

 

 

Quando o flash LED ainda é útil no registro de fotos?

Se a evolução na tecnologia do registro de fotos no smartphone seguir o seu caminho natural, a tendência é que o flash LED seja completamente abandonado em um futuro a médio prazo.

Porém, neste momento, ainda existem alguns cenários onde o flash LED é importante no registro de fotos nos smartphones. Por exemplo, quando queremos mostrar detalhes muito específicos em um objeto, ou quando fazemos um registro de uma foto noturna em macro.

Neste caso, ter uma fonte de luz direta no detalhe a ser exibido daquele objeto é crucial para um registro de melhor qualidade. Caso contrário, só vamos ver silhuetas ou desfoques na imagem registrada.

Ou seja, enquanto a tecnologia não evoluir para solucionar o problema da ausência de luz nas fotos em modo macro, ou que não se resolva a questão da captação de detalhes precisos em baixa luminosidade, o flash LED ainda se fará presente em nossas vidas.

Porém, quando esta questão for tecnicamente superada, este elemento deve desaparecer dos nossos smartphones. De forma inevitável e praticamente definitiva.


Compartilhe