Compartilhe

O Android Pie trouxe uma radical mudança na navegação dos gestos. O botão de apps recentes foi completamente eliminado, e ficamos apenas com o botão Home e Voltar. E o Android Q deve eliminar o botão de voltar em breve.

Com isso, a interface do Android passaria por mais uma drástica modificação, se afastando ainda mais da famosa configuração de três botões, e a navegação ficaria centrada apenas no botão Home, que faria as funções de voltar e alternância de aplicativos, com movimentos deslizantes para a esquerda ou para a direita, respectivamente. A animação do botão é correspondente ao gesto para auxiliar o feedback visual. Na tela Home, no slide para a direita, você vê todos os apps abertos na plataforma.

Tal disposição de gestos já está disponível no Mate 20 Pro com Android Pie, mas nesse smartphone os botões estão completamente eliminados da interface, e a navegação por gestos atua a partir dos cantos da tela.

Tais mudanças podem deixar o Android mais fluído e orgânico. E mais próximo do iOS também, que já conta com esse sistema de navegação por gestos desde o iPhone X.

 

 

Por outro lado, existem aqueles que protestam desde já contra essa mudança, pois alegam que esse é um recurso que é muito utilizado pela grande maioria dos usuários do Android todos os dias, e que é muito mais prático para a maioria acessar um botão do que realizar um gesto.

Muita gente alega que o botão de todos os aplicativos não faz muita diferença na interface do usuário, e que esse sim poderia ser substituído por um gesto na tela, uma vez que o seu uso é eventual. Mas no caso do voltar, repetir um gesto o tempo todo para voltar para a tela anterior pode ser algo pouco intuitivo para algumas pessoas.

Particularmente, eu não tenho uma opinião formada sobre o assunto, e quero esperar para ver o que o Google fará com o Android Q. O software só deve ser apresentado em versão final no quarto trimestre de 2019. Até lá, muita coisa pode mudar.

 

Via XDA-Developers


Compartilhe