Poucas surpresas no evento de lançamento dos novos smartphones Pixel 3 e Pixel 3 XL e da chegada do Pixel Slate. Todo mundo já sabia de tudo isso. Porém, a Google reservou uma surpresa que muitos perceberam: nenhuma menção ao Android.

Isso pode indicar algo que pode estar iminente: a morte do Android.

Não citar em nenhum momento o sistema operacional móvel mais popular do mercado seria algo normal em um evento da Samsung ou da Huawei. Mas não da Google. Até a Apple citou o Android no seu último evento de lançamento dos novos iPhones em setembro.

Alguns podem dizer que isso não é importante. Porém, vai além dessa teoria. Não foi um erro. Foi um movimento intencional de uma empresa com um departamento de marketing que é enorme.

 

 

As referências do Android estavam no evento, mas utilizou palavras como inteligência artificial, software e Chrome OS para descrever os novos recursos e funções do Pixel 3 e do Pixel Slate. Até mesmo o post de Rick Osterloch no blog oficial sobre os novos produtos da Google não contam com qualquer referência do Android, mas o Chrome OS é citado.

Também não foi destacado uma das funções mais importantes dos telefones Pixel, estes são os únicos dispositivos no mundo a receber atualizações rápidas do Android.

A Google deixou claro que os modelos Pixel 2 executam o Android Oreo puro, afirmando que estes dispositivos sempre seriam os primeiros a receber as atualizações gerais e de segurança do sistema operacional.

 

 

Um ano depois, parece que a Google já se prepara para o mundo pós-Android, que já é desenvolvido de porta fechada. A Google também está rebatizando os nomes de alguns dos seus aplicativos, retirando o nome do sistema operacional em suas referências.

A Google pode lançar um novo sistema operacional, o Fuchsia (nome provisório), sistema operacional dinâmico que funciona em vários dispositivos, mais fácil de atualizar e compatível com os apps Android existentes. Sem falar que é mais fácil desenvolver apps para ele.

Isso vai levar algum tempo, mas… fato é que o fim do Android pode estar a caminho. E algumas pessoas perceberam isso.