“Por que o Bluesky não pensou nisso antes?”
Porque tudo tem a sua hora para acontecer. E nada como um possível banimento de uma rede social de vídeos nos Estados Unidos para dar ênfase para alternativas com a mesma proposta.
Em janeiro de 2025, o Bluesky decidiu obter um pouco de protagonismo dessa epifania coletiva que os norte-americanos viveram nos últimos dias, ao lançar seu feed de vídeos. E é basicamente a mesma mecânica do TikTok: você abre o aplicativo e, de repente, está preso em uma espiral de vídeos curtos, engraçados, inspiradores e, ocasionalmente, constrangedores.
Não é o TikTok. Não é o Reels do Instagram. É o Bluesky, com sua nova para fazer você perder a noção do tempo.
O que é o Feed de Vídeo do Bluesky?
Se você já usou o Bluesky, sabe que ele é a rede social modular que permite personalizar seu algoritmo. Em outras palavras, você pode montar sua linha do tempo como se estivesse escolhendo ingredientes para uma pizza perfeita – e, claro, sempre há o risco de colocar abacaxi no meio disso tudo.
Mas não vou julgar quem coloca abacaxi na pizza. O imperdoável para mim é o uso do ketchup nesse prato.
O feed de vídeo no Bluesky aposta nessa personalização de algoritmo, na promessa de oferecer um portal mágico onde apenas os vídeos que certamente você vai gostar estarão por lá.
Esqueça vídeos inspiradores com mensagens de reflexão ou textões emocionais. O Bluesky promete que você vai ser realmente feliz no seu Feed de Vídeo.
E como ele funciona?
Simples.
Os vídeos que você já postava no Bluesky agora podem ser vistos de forma contínua, como uma maratona de séries, só que com clipes curtos. Um deslizar de dedo e pronto: você caiu no próximo vídeo.
Não é uma mecânica que envolve grandes conhecimentos informáticos, convenhamos.
A partir de agora, você vê o passo a passo para usar o Feed de Vídeo do Bluesky.
Passo 1: Encontre o Feed
Tudo começa com o botão de lupa – o mesmo que, em outras redes sociais, você só usaria quando estivesse entediado o suficiente para procurar algo.
No Bluesky, a lupa é a chave para encontrar o melhor conteúdo para você. É lá que você encontra as “Tendências”, a seção onde os vídeos mais populares estão reunidos, prontos para te sugar para dentro do feed.
Passo 2: Assista como um TikToker profissional
Ao clicar em qualquer vídeo, o modo “tela cheia” é ativado. E não estamos falando de um “tela cheia” qualquer. É a experiência total: vídeo no centro, texto explicativo abaixo (para quem gosta de ler o título antes de assistir) e botões para comentar, compartilhar ou republicar.
Ah, e o botão de curtir, porque a validação social nunca sai de moda.
Passo 3: O Pin é o seu melhor amigo
Encontrou um vídeo tão bom que gostaria de revisitá-lo quando a insônia bater? Use o botão de “Pin” (ou “fixar”).
Ele adiciona o vídeo ao seu feed pessoal, criando uma lista dos seus vídeos preferidos, todos dentro do seu gosto questionável.
Você pode, inclusive, compartilhar essa lista com amigos, o que transforma o feed em algo colaborativo – ou incrivelmente embaraçoso.
Por que o Feed de Vídeo do Bluesky não é apenas mais um TikTok?
Enquanto outras redes sociais te enfiam sugestões goela abaixo, o Bluesky te dá a sensação de controle.
Sim, você pode adicionar ou remover feeds como quem troca de canal em uma TV. É um buffet digital, mas com menos calorias e mais memes.
Além disso, não há ordem cronológica nem pressão para acompanhar tudo – você só vê o que é tendência, o que significa que os vídeos mais relevantes estarão sempre no topo.
O feed de vídeo do Bluesky é como um buffet de sorvetes onde cada vídeo é um sabor diferente. Um clipe de um gato pulando desajeitadamente é um sorvete de flocos. Uma dica motivacional, um sorvete de limão – ácido e refrescante,
E aquele vídeo que você assistiu por acidente e se arrependeu instantaneamente? É o sorvete de pistache, porque ninguém pediu por isso.
Cada deslizar de dedo em direção ao próximo vídeo é acompanhado de um som satisfatório, uma pequena vibração no celular, e uma sensação quase espiritual de “só mais um, e eu paro”.
SPOILER: você nunca para.
Via The Verge