O Facebook teve que sair do Facebook para pedir desculpas sobre tudo o que aconteceu na plataforma nos últimos meses. Um vídeo no YouTube tenta fazer com que todos se lembrem qual é o espírito original da plataforma.

O vídeo Facebook Here Together relembra o que significou o Facebook para todos no começo: se conectar com pessoas, descobrir pessoas e perceber que “de repente, não estamos sozinhos”.

Mas tudo foi para o espaço quando chegaram os jogos, o spam, as fake news e um monte de outras coisas nefastas que prejudicaram a rede social. Porém, o Facebook promete mudar tudo de agora em diante.

“A partir de agora, faremos mais para proteger sua privacidade e voltar a fazer do Facebook o que ele fazia de bom antes: os amigos. Porque quando este lugar faz aquilo para o que foi construído, todos estamos um pouco mais próximos.”

Não sei se dá para acreditar nisso. O Facebook hoje tem problemas demais para seguir funcionando do jeito que está. O caminho que a empresa precisa percorrer é longo e, mesmo nesse momento abrindo o benefício da dúvida, as mudanças precisam ser concretas.

As páginas falsas precisam desaparecer, e precisa ser mais difícil distribuir conteúdos violentos, agressivos ou com claras tendências a criar o caos e causar danos.

Por outro lado, não deixa de ser irônico ver esse vídeo publicado no YouTube, plataforma que concorre com o Facebook na distribuição de mídia audiovisual.

E… você já tentou compartilhar um link do YouTube no Facebook?

O algoritmo da rede social de Mark Zuckerberg basicamente ‘esconde’ os vídeos do YouTube para potenciar os seus em formato nativo.

Olha como são as coisas…