TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O Facebook não roubou seus dados. VOCÊ deu os seus dados para o Facebook! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | O Facebook não roubou seus dados. VOCÊ deu os seus dados para o Facebook!

O Facebook não roubou seus dados. VOCÊ deu os seus dados para o Facebook!

Compartilhe

Tem muita coisa errada no escândalo mais recente do Facebook. Mas… até que ponto a rede social roubou seus dados?

A companhia de segurança ESET analisou o caso do Facebook na raiz do suposto vazamento de dados de mais de 50 milhões de usuários da rede social, e explicou didaticamente que isso NÃO FOI UM ROUBO DE INFORMAÇÕES.

Em 2014, o aplicativo This Is Your Digital Life funcionava como um teste de personalidade online no Facebook. Ele compilou informações de mais de 270 mil usuários e seus contatos, criando assim uma base de 50 milhões de usuários.

Porém, a coleta de dados aconteceu de acordo com os termos e condições de uso especificados pelo Facebook para aplicativos de terceiros. Ou seja, os usuários aceitaram (com ou sem consentimento) os termos e condições, dando acesso aos seus dados, que foram transferidos para outra empresa, que utilizou esses dados com outros fins.

Você deu a permissão para o Facebook utilizar e compartilhar suas informações. Você permitiu que a rede social gerenciasse seus dados através de aplicativos. E você permitiu que o Facebook utilizasse seus dados para fins de publicidade. Está tudo nos termos de uso, em cláusulas quase explícitas.

Muitos usuários não sabem que as redes sociais, aplicativos e serviços coletam dados pessoais. Para evitar constrangimentos, é fundamental que os usuários conheçam os termos que estão aceitando na hora de utilizar qualquer aplicativo ou enviar informações pessoais em uma rede social.

O escândalo do Facebook com a Cambridge Analytica é péssimo, pois resulta em uma quebra de confiança em uma relação de anos entre usuários e rede social. Mas é sempre bom lembrar que, uma vez que cai na internet, deixa de ser privado.

E sempre leia os termos e condições de tudo antes de aceitar qualquer coisa.


Compartilhe