O “estou em dia” do Instagram é uma farsa! Entenda! | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O “estou em dia” do Instagram é uma farsa! Entenda! | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | O “estou em dia” do Instagram é uma farsa! Entenda!

O “estou em dia” do Instagram é uma farsa! Entenda!

Compartilhe

Um dos objetivos comuns de qualquer rede social é que você fique o máximo de tempo possível navegando dentro dela, consumindo o máximo de conteúdos e, ao mesmo tempo, fornecendo dados e informações sobre os seus hábitos para que esses dados sejam fornecidos para anunciantes que vão bombardear a tela do seu dispositivo com propaganda.

A essa altura dos acontecimentos, todo mundo sabe disso.

O que muita gente não sabe é que, em um passado não muito distante, as gigantes de tecnologia entraram em um acordo para lançar diferentes ferramentas e soluções que permitiam ao usuário um maior controle do tempo que eles passam nos aplicativos. E essas soluções estão disponíveis em algumas plataformas.

O Android conta com o Bem Estar Digital, enquanto que o Facebook e Instagram lançaram controles de atividades dentro dos seus aplicativos. O Instagram deu um passo além, mostrando quando você está em dia com a visualização dos conteúdos, ou seja, quando você viu todas as publicações recentes das contas que você segue.

O recurso até que é bem visto… na teoria. Afinal de contas, qualquer pessoa pode entender que, ao ver o “você está em dia”, já é possível sair do Instagram, desligar a tela do smartphone e voltar a conversar com a linda mulher que está pacientemente esperando na sua frente naquele jantar romântico que você planejou por semanas.

Porém, essa barreira entre o novo e o velho nos conteúdos da plataforma está se comportando de forma contrária ao proposto: se você segue deslizando para cima no feed de conteúdo do Instagram, você vai ver publicações de contas que você não segue, da mesma forma que o Facebook fazia em um passado não muito distante.

E essa é uma forma nefasta que o Instagram usa para fazer você ficar mais tempo no aplicativo.

 

 

 

O que são as tais “publicações sugeridas” do Instagram

 

É bem simples de entender esse conceito.

Quando você viu todas as publicações recentes das contas que você segue, o Instagram mostra uma mensagem que você está em dia com a leitura de itens. Ou seja, não temos mudanças drásticas nesse comportamento. A grande diferença aqui é que, se você decide seguir no Instagram para ver novos conteúdos, certamente você terá uma surpresa um tanto quanto desagradável.

Se antes o Instagram mostrava as publicações mais antigas dos seus contatos, agora ele mostra publicações de contas que até podem vir a interessar ao usuário, mas que ele não segue nesse momento. Essa é a forma do Instagram em convidar ao usuário para sair da tal “bolha” de conteúdo, de modo similar ao proposto na hora de seguir hashtags na plataforma, mas em um conceito mais genérico e menos objetivo.

Não e uma forma muito gentil de apresentar novos conteúdos para os usuários, principalmente se o algoritmo dessa ferramenta funcionar da mesma forma que o Facebook funciona hoje. O fato de, em algum momento na minha vida, ter curtido uma postagem de alguém que gosta da Banda Calypso ou da novela Fina Estampa não significa que a maioria das sugestões de novos seguidores devem ser de fãs da Joelma ou de criadores de memes da Teresa Cristina.

A boa notícia é que, se você quiser (e você vai querer), é possível seguir vendo as publicações mais antigas das contas que você segue. Basta tocar no item Ver Publicações Anteriores no aviso do “você está em dia”. Pelo menos momento em que esse post foi produzido, não existe um ajuste dentro do Instagram para alternar entre os dois modos de ofertas de conteúdo.

É, no mínimo, algo curioso.

O aviso do “você está em dia” foi lançado justamente com a ideia de reduzir o tempo que o usuário passa no Instagram. E essa pequena mudança na mecânica de uso do serviço incita exatamente o contrário: aumentar o tempo que você passa no aplicativo, entregando conteúdos ilimitados que podem vir a interessar ou não.

Uma perda de tempo programada e patrocinada pelo Instagram.

Entendeu?

 

 

Via The Next Web


Compartilhe