Compartilhe

Um dos eternos problemas dos usuários do iOS e do iPhone é a questionável autonomia de bateria dos dispositivos. E esse é um problema que o iOS 13 quer resolver de uma vez por todas. Apesar da Apple não dar ênfase para esse detalhe durante a apresentação da nova versão do sistema operacional para smartphones, vale a pena destacar que o novo software possui recarga de bateria otimizada.

Essa nova característica recebe o nome de “carga otimizada da bateria”, e o que ela faz é prolongar a vida útil da bateria ao reduzir o tempo durante o dispositivo é carregado acima dos 80% nos períodos de tempos prolongados de recarga.

 

 

De 80% a 100% só quando for realmente necessário

 

Na prática, essa funcionalidade carrega o smartphone até 80%. Depois disso, ela fica ali, esperando, sem fazer nada, e só vai carregar até 100% quando realmente for preciso, ou seja, próximo da hora em que você vai acordar, ou quando regularmente você deixa o smartphone carregando em horários regulares, minutos antes de você desconectar o carregador. Para calcular o momento em que a carga deve sair de 80% para 100%, o iPhone vai aprender a sua rotina de recarga diária.

O recurso ajuda a reduzir a taxa de degradação da bateria, reduzindo o tempo em que o iPhone fica totalmente carregado e conectado ao carregador. Não é um recurso que considero como algo inédito no mundo da telefonia móvel (outros fabricantes de smartphones Android já adotaram funcionalidades semelhantes em seus dispositivos), mas é uma novidade bem vinda para os usuários dos telefones da Apple, que normalmente sofrem com a bateria dos dispositivos.

É importante deixar claro que isso não significa que o iPhone vai carregar apenas até 80%, mas sim que a carga entre 80% e 100% vai acontecer momentos antes de você desconectar o smartphone do carregador, para minimizar o tempo em que o mesmo vai ficar recebendo carga em 100%, já que é isso o que reduz a vida útil da bateria com o passar do tempo.

 

Via Apple


Compartilhe