Por anos, a grande maioria dos navegadores web incluíram uma pequena opção de “privacidade” chamada Do Not Track (DNT), indicando aos sites que aquela sessão de navegação não podia ser rastreada. Muita gente acreditou que aquilo servia para alguma coisa. Na prática, não serve para nada.

Pelo contrário: o DNT pode rastrear você.

Em janeiro de 2019, o World Wide Web Consortium (W3C) retirou a especificação, e a Apple planeja eliminar o recurso do Safari. Nas notas da versão 12..1 do navegador da gigante de Cupertino, o suporte está eliminado por padrão por ter expirado, e para evitar o seu uso potencial como uma variável de fingerprinting, uma das técnicas de rastreamento mais avançadas e usadas pelos sites.

 

 

Por que o DNT não funciona?

Quando marcamos o DNT no navegador, o que fazemos é enviar uma “petição” ou sinal especial para os sites que visitamos durante a navegação. O sinal é um pedido para que nossa atividade não seja rastreada. E nada mais. É apenas um pedido que pode ser solenemente ignorado se o site não tem uma política específica para cumprir tais petições. Eles não cumprem porque não são obrigados.

A grande maioria dos serviços online que você conhece não respeitam o DNT, e a maioria das pessoas não sabe disso. E o mais irônico é você ativar o recurso e ter parte dos seus dados identificados e rastreados via fingerprinting, tudo porque você solicitou justamente o contrário: não ser monitorado ou rastreado.

 

 

O que você pode fazer para não ser rastreado?

O Firefox já integra funções anti-rastreamento, e que também deve proteger em breve contra o fingerprinting como Tor. E esta é uma boa opção para começar.

As ferramentas do pacote DuckDuck Go Privacy Essentials também são boas alternativas. Essas extensões oferecem um bloqueio de rastreadores, codificação inteligente e buscas privadas. Estão disponíveis para Firefox, Chrome, Safari, iOS e Android.

A Privacy Badger é uma extensão da Electronic Frontier Foundation também bloqueia automaticamente qualquer rastreador, oferecendo um controle para trabalhar com os domínios que estão perseguindo você.

A desvantagem desse tipo de proteções é que o rastreio está tão pleno na web, que bloquear cada um deles pode fazer com que muitos sites deixem de funcionar como deveriam ou sequer abrem.

Outra desvantagem é que, mesmo bloqueando tudo isso, você segue navegando sem ter privacidade e segurança plenas, dependendo do site que você visita e de outro tipo de informação que podem coletar sobre você.