Aretha Franklin faleceu hoje, aos 76 anos, após perder a luta contra o câncer no pâncreas. A ‘rainha do soul’ transitou ao longo de sua carreira por vários estilos, do gospel até a ópera, e é considerada a melhor cantora de todos os tempos.

Mas há uma passagem de sua carreira relacionada ao mundo da tecnologia. Uma passagem quase desconhecida: em um comercial da Prodigy Communications Corporation.

A Prodigy foi fundada em 1984 como Trintex, e era resultado da joint-venture entre CBS, IBM e Sears. Era um serviço online que oferecia aos seus assinantes uma grande gama de serviços, como notícias, clima, compras, jogos, enquetes, colunas de especialistas, jornais, ações, viagens e muitos outros.

No começo da década de 1990, a Prodigy era a segunda maior provedora de serviços online, contando com uma redação que funcionava 24 horas por dia, 7 dias por semana, com jornalistas e artistas plásticos que eram os pioneiros no desenvolvimento de conteúdos online.

Porém, tal e como aconteceu com várias empresas de internet na época, a Prodigy se transformou em provedora de internet em 1994. Em um dos comerciais do final dessa década, temos Aretha Franklin: o vídeo com a cantora estreou em 16 de novembro de 1999.

E assim, temos Aretha Franklin apresentando a internet para o norte-americano médio.