TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O desafio do Google Pixel Watch é não ser “apenas mais um” | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Relógios Inteligentes (Smartwatches) | O desafio do Google Pixel Watch é não ser “apenas mais um”

O desafio do Google Pixel Watch é não ser “apenas mais um”

Compartilhe

O Pixel Watch foi um dos dispositivos do Google mais esperados dos últimos anos. Porém, sua apresentação foi algo bem sem graça.

Rick Osterloh bem que se esforçou para fazer do relógio algo diferente e especial, mas a ausência de informações mais aprofundadas pode fazer desse produto um “mais do mesmo” logo de cara.

Neste post, vamos refletir sobre o anúncio do Google Pixel Watch, e tentar descobrir o que a gigante de Mountain View precisa fazer para que o produto não se torne apenas mais um relógio dentro de um mercado muito disputado e até saturado de dispositivos que podem ser tão ou mais competentes que ele.

 

 

 

Ele me parece algo tão familiar…

Mais um relógio com caixa redonda com coroa sensível ao toque, com um botão lateral quase invisível. OK, o Google Pixel Watch é bonito, mas não é tão diferente de outros produtos que já existem no mercado, pelo menos na sua estética.

Sua tela OLED deve contribuir para uma teórica autonomia de bateria maior, mas não dá para saber o quão maior será esse tempo de uso longe do carregador, uma vez que o Google não revelou detalhes sobre isso.

Também não foram feitos maiores comentários sobre essa teórica nova versão do Wear OS que deve estar presente no dispositivo, de modo que não sabemos quais são os novos recursos de software disponíveis no relógio, muito menos em como será o desempenho geral do dispositivo.

Algumas coisas foram mencionadas sobre a experiência de uso, como “navegação mais fluída e notificações inteligentes”, além de poder realizar consultas sobre a previsão do tempo e rotas do Google Mapas. Isso pode indicar a presença de um GPS e conectividade independente de rede de dados, mas nenhuma certeza além disso.

Ah, sim… também será possível realizar pagamentos via Google Wallet e controlar dispositivos inteligentes de sua casa via Google Home. E a integração com a tecnologia da Fitbit será “profunda”, para melhor monitorar as atividades físicas e saúde do usuário.

Tudo o que eu escrevi até agora pode parecer um bom pacote de novidades. Porém, na prática, o Google contou o óbvio e o esperado para um produto como esse.

Logo…

 

 

 

O que o Google Pixel Watch tem de tão especial?

As características de técnicas ou especificações de hardware do Google Pixel Watch não foram reveladas, e tais itens são importantes para mensurar o potencial do produto no dia a dia do usuário. Também não foi mencionado um possível suporte ao iOS, o que levanta dúvidas sobre uma possível compatibilidade com o iPhone.

Ou seja, existem grandes chances do Google repetir a estratégia da Apple com o Apple Watch, onde o Google Pixel Watch seria um smartwatch que só funcionaria com os dispositivos Android ou da família Pixel, em um ecossistema fechado. Lembrando que a Samsung fez exatamente a mesma coisa com o seu Galaxy Watch4.

Se isso acontecer, é sinal que o Google está abrindo guerra direta contra a Apple e o iOS, e deseja manter os seus usuários dentro de sua plataforma, impedindo que o coleguinha brinque no seu parquinho. Algo que funcionou para a gigante de Cupertino, que conseguiu manter uma boa cota de mercado e, em função disso, consegue capitalizar (e muito) com uma experiência de uso integrada.

No final das contas, o Google Pixel Watch deixa várias perguntas no ar, especialmente agora que (aparentemente) conseguiu dar protagonismo para a tecnologia Fitbit, o que agrega valor ao relógio em algo que muitos usuários estão dando importância neste momento: o monitoramento da saúde e das atividades físicas através de wearables.

Por outro lado, até que todas as informações mais relevantes sobre o relógio não sejam relevadas, estamos diante de “apenas mais um smartwatch” que tenta buscar o seu lugar ao Sol. Ter o Google chancelando o produto é sim um reforço de peso, mas dependendo das configurações técnicas, existem tantos produtos tão bons ou melhores, que as chances do Pixel Watch ser “esquecido no churrasco” são consideráveis.

Vamos ter que esperar pacientemente pelas respostas. Só o tempo vai dizer qual é a do Google Pixel Watch.


Compartilhe