Nem dá para acreditar que isso realmente vai acontecer, mas… o Boring Phone, conhecido como o “Celular Mais Chato do Mundo”, está prestes a ser lançado no Brasil.
O dispositivo foi homologado pela Anatel no dia 22 de julho, o que significa que o produto está devidamente certificado e pronto para ser lançado no mercado brasileiro.
E isso pode acontecer… ou não, já que a Heineken está presente no mercado brasileiro, e esse produto só existe por conta de uma estratégia de marketing da cervejaria holandesa.
Será que ainda restou algum amor por parte da Multi para lançar o Boring Phone por aqui?
Explicando o Boring Phone para os mais leigos
Eu escrevi sobre o Boring Phone aqui no blog porque achei o produto minimamente interessante, mas vale a pena revisar de forma resumida qual é a do produto, pois a audiência é rotativa.
O Boring Phone é fruto de uma campanha da Heineken que tem como principal objetivo incentivar as pessoas a reduzirem o uso de smartphones em bares, promovendo a interação social.
O celular possui um design retrô, com uma carcaça de plástico transparente, remetendo aos anos 1990, tal e como pede um telefone básico.
As funcionalidades do dispositivo incluem chamadas de voz, envio de SMS, alarme, calendário, Snake (aka “o jogo da cobrinha”, lanterna, conectividade 4G e Bluetooth, além de dois slots para SIM cards.
Este é um celular tão básico, que a sua câmera tem apenas 0,3 megapixel, com flash LED que funciona muito melhor como lanterna para você chegar em casa tarde da noite.
O dispositivo não suporta aplicativos modernos como WhatsApp e Instagram, mantendo o foco em funções básicas para que você possa conversar com a pessoa na sua frente no bar.
Como o Boring Phone vai chegar ao Brasil?
O Boring Phone é fabricado pela HMD Global, a mesma que possui os direitos de uso da Nokia, que ficou relegada aos telefones mais básicos.
Até muito recentemente, a HMD era parceira da Multi aqui no Brasil. Mas o casamento acabou quando a mesma HMD decidiu retirar a marca Nokia dos seus smartphones.
De qualquer forma, o processo de homologação foi conduzido pela New Paths Representação Comercial, especializada em certificações na Anatel.
Ainda não está claro se o Boring Phone será comercializado no Brasil ou apenas utilizado para campanhas de marketing. Em outros países, o dispositivo foi usado exclusivamente para fins promocionais.
Por exemplo, no Reino Unido, o telefone foi lançado em tiragem limitada de, no máximo, 5.000 unidades. O mesmo pode acontecer no Brasil, para registrar a mesma iniciativa por aqui.
É sempre importante lembrar que o Boring Phone não é a única alternativa de celulares básicos no mercado brasileiro.
A própria Nokia ainda oferece telefones básicos no Brasil, com o resquício de sua parceria com a Multi. Modelos como o Nokia 2660 Flip e o Nokia 105 4G ainda podem ser encontrados por aqui e fazem exatamente o mesmo que o Boring Phone…
…mas sem receber todas as personalizações da Heineken, obviamente.
Além disso, outras marcas como Multi e Positivo também oferecem telefones básicos com funcionalidades semelhantes.
E, na pior das hipóteses, você pode simplesmente colocar o seu atual smartphone em modo avião e dar atenção para quem está na sua frente.
Via Tecnoblog