Você está em | Home | Tecnologia | O Apple Vision Pro… flopou de vez?

O Apple Vision Pro… flopou de vez?

Compartilhe

Errar é humano. Reconhecer o erro é um indício de que você não é burro.

O Apple Vision Pro não tinha a obrigação de ser um sucesso de vendas logo de cara. Ele mais parecia um produto para pegar os fãs mais incondicionais da Apple (que adoram queimar dinheiro por qualquer coisa da marca) do que algo destinado a fazer sucesso logo de cara.

E entendo que ele nem tinha como explodir em vendas custando absurdos US$ 3.500. Isso estava na cara de todo mundo que tem bom senso.

Mas alguns estavam esperando para ver quanto tempo a Apple e Tim Cook iriam levar para se tocar que o produto, do jeito que chegou ao mercado, era um erro.

Bom… a resposta para essa dúvida chegou.

 

Produção do Apple Vision Pro oficialmente suspensa

Segundo fontes citadas pelo The Information, a Apple reduziu seus planos de produção dos seus óculos de realidade mista Vision Pro nos últimos meses, devido à baixa demanda do produto no mercado.

A empresa que realiza a montagem final do Vision Pro foi informada que a produção pode ser reduzida em novembro, dependendo da demanda.

Em paralelo a isso, em entrevista recente ao Wall Street Journal, Tim Cook mencionou que gostaria de vender mais unidades do Vision Pro, mas reconheceu que, ao preço de US$ 3.500, o produto não é voltado para o mercado de massa, atraindo principalmente entusiastas de tecnologia.

A Apple estaria ajustando sua estratégia para focar no desenvolvimento desse mesmo produto, mas em versão com preço mais acessível, com lançamento previsto para o próximo ano.

Há ressalvas de que a produção pode aumentar se a demanda pelo produto crescer, algo que, sendo bem sincero, acho bem difícil de acontecer.

E não é só por causa do preço.

O grande público não sabe exatamente o que fazer ou como usar o Vision Pro em uma realidade prática e cotidiana.

Sim, ele pode ser utilizado em cenários bem interessantes, principalmente no campo de entretenimento e até em algumas tarefas de produtividade.

Mas não dá para imaginar a dona de casa preparando a receita do jantar da família com o Vision Pro na cara enquanto tempera a vitela que será assada mais tarde.

Além disso, um futuro modelo do Vision Pro pode usar algumas peças do atual, mas com um processador atualizado e um preço reduzido para, quem sabe, atrair um número maior de consumidores ou pessoas interessadas no dispositivo.

 

As estimativas não são das melhores

O analista Ming-Chi Kuo, uma das vozes mais respeitadas sobre o universo da gigante de Cupertino, afirmou que a Apple cortou as projeções de remessas do Vision Pro para 2024 entre 400 mil a 450 mil unidades.

Já fontes da fabricante Luxshare sugerem que a Apple já produziu entre 500 mil e 600 mil unidades do Vision Pro desde o início da produção, o que pode garantir um estoque inicial enquanto o mercado aguarda uma versão mais acessível do produto.

E o próprio Tim Cook reforça para a imprensa que o Vision Pro é, neste momento, um produto para os chamados “early adopters” de tecnologia, mas há uma expectativa de que muitos consumidores estejam aguardando uma versão mais barata para adquirir o dispositivo.

 

Apple Vision Pro: flopou de vez?

Essa primeira versão? Sim, sem sombra de dúvida. E com esse preço, tinha mais é que flopar mesmo.

O Apple Vision Pro em si é um produto bem interessante. Mas passa bem longe de ser disruptivo e revolucionário como a Apple promoveu.

Não há grandes diferenças ou vantagens dele para os óculos de realidade aumentada que a Meta fabrica e vende por 10% do valor do Vision Pro.

E é melhor a Apple começar a correr com o lançamento dessa versão do Vision Pro mais acessível. Antes que Mark Zuckerberg lance a versão final do Orion, seu novo óculos de realidade mista (que tem formato de óculos normal, e não de um dispositivo alienígena).

Ainda vejo o Vision Pro como o primeiro passo de algo que pode ser muito melhor e mais próximo do grande público no futuro.

Mas para isso acontecer, é preciso dar tempo ao tempo.

E como sei que Tim Cook é paciente (porque é adepto de um estilo de vida mais zen)…

Aguarde e confie.

 

Fonte: The Information, The Verge


Compartilhe