Você está em | Home | Notícias | O app que todos usam e é o vilão da bateria

O app que todos usam e é o vilão da bateria

Compartilhe

A autonomia de bateria continua a ser uma preocupação constante da grande maioria dos usuários, e não sei se essa ideia em deixar os telefones cada vez mais finos é exatamente uma boa ideia nesse sentido. Mas falo mais sobre isso em outro momento.

Neste momento, os usuários procuram detectar quais são os grandes vilões neste consumo excessivo de energia no telefone. E a resposta parece ser a mais óbvia de todas: os apps com consumo constante de dados, ou que ficam ativos em segundo plano por muito tempo.

O uso frequente de aplicativos de streaming de música levanta uma questão importante sobre o consumo de bateria. Apesar de parecerem inofensivos, esses apps podem esgotar rapidamente a carga do smartphone.

E neste caso em particular, um aplicativo assume o protagonismo neste aspecto vilanesco contra a bateria.

 

O Spotify é o grande culpado

Uma análise da Nationwide Vehicle Contracts aponta quais apps de música mais drenam a bateria dos dispositivos com o sistema operacional iOS, apresentando uma lista com dados comparativos entre Spotify, Apple Music e outros.

O Spotify se destaca com um alto índice de consumo de bateria, pontuando 15 na escala do estudo, além de acessar 54% dos dados dos usuários.

Em contraponto disso, o Spotify ainda é o aplicativo de streaming musical mais utilizado, com 95% de popularidade, superando o Apple Music e YouTube Music.

O Apple Music, popular entre usuários do iOS, apresenta um consumo um pouco menor, com pontuação de 11 e acesso a 39% dos dados dos usuários.

Considerando os números absolutos, o desconhecido (e gratuito) Audiomack é o que mais consome bateria. Por outro lado, ele não opera como app de streaming: nele, você faz download das músicas para uma reprodução posterior em modo offline.

 

Outros apps populares e seu impacto na bateria

Aplicativos como SoundCloud, TuneIN Radio, Pandora e YouTube Music também foram analisados. Enquanto alguns equilibram funcionalidades e consumo, outros penalizam bastante a autonomia de bateria no smartphone.

O levantamento revela que, embora o consumo de bateria seja alto em alguns aplicativos, os usuários tendem a priorizar a experiência e as funcionalidades oferecidas.

Neste sentido, o Spotify, mesmo como o maior “gastador” de bateria, segue como o preferido globalmente, pois entrega a experiência que agrada aos seus usuários.

 

O debate: autonomia vs experiência de uso

A questão central levanta o dilema entre manter a autonomia do dispositivo ou priorizar as opções de interface, playlists personalizadas e conectividade em múltiplos dispositivos que esses apps oferecem.

E neste caso, cada usuário deve sempre decidir o que é melhor para si. Não existe uma regra definitiva para o que é melhor para todos.

Cada usuário é um universo em particular, o que leva também à máxima do “cada escolha, uma renúncia”. Vale para todo mundo.

Não estou dizendo que você está proibido de usar o Spotify. Mas saiba que terá que abrir mão de uma maior autonomia de bateria, e terá que trabalhar com isso no dia a dia.

Lembre-se que existem outras opções de apps de streaming que você pode utilizar e obter uma experiência tão boa quanto o Spotify.

E a decisão sobre o que é mais importante para o seu dia a dia (autonomia de bateria ou experiência de uso) é, basicamente, sua.


Compartilhe