O app que está bloqueando a instalação do Windows 10 May 2020 Update

Compartilhe

A Microsoft continua a bater cabeça em mais uma atualização do Windows 10. É uma tradição nefasta que a gigante de Redmond não consegue se livrar.

Mais de um mês depois do lançamento do Windows 10 May 2020 Update, e temos muitos usuários que não conseguem instalar a atualização nos seus equipamentos, pois a mesma permanece bloqueada. Algo incomum para uma proposta de atualização que tem como principal objetivo proteger os computadores das possíveis ameaças virtuais e programas maliciosos que podem roubar os dados e até mesmo sequestrar o equipamento nos casos mais críticos.

Pois bem, agora descobriram que um aplicativo da própria Microsoft pode estar bloqueando a atualização do Windows 10 em alguns equipamentos. Um aplicativo muito popular, e isso deixa a falha ainda mais bizarra.

 

 

 

O irritante comportamento da Microsoft nesse caso

 

As duas últimas grandes atualizações do Windows 10 geraram todos os tipos de problemas que você pode imaginar, como bugs, bloqueios, problemas sérios de reinicialização do sistema operacional, o buscador de arquivos que não encontra os arquivos que você procura, impressoras que não imprimem, entre outras falhas que os usuários tiveram que lidar por meses.

A Microsoft tentou remediar o problema na May 2020 Update, impedindo a instalação da nova versão em alguns equipamentos que não estavam prontos para receber o novo software. Uma medida interessante, mas que não era bem executada: quando o equipamento ainda não era totalmente compatível com a atualização, o Windows 10 emite uma mensagem informando que “a atualização está a caminho”, mas sem oferecer informações adicionais.

Ou seja, tudo o que resta ao usuário é esperar. Deitado, porque sentado dói a bunda.

Então… um mês e meio depois do lançamento do May 2020 Update, a atualização não chegou a estes equipamentos. E a Microsoft não informa aos usuários os motivos para isso acontecer: pode ser por um problema de compatibilidade de hardware, um driver antigo ou uma falha do Windows associado ao conjunto de hardware daquele equipamento.

Pode ser qualquer coisa. Mas a Microsoft não informa o que é. E isso é algo bem irritante.

 

 

 

O “inimigo íntimo” do Windows 10

 

Como a Microsoft é vaga nas respostas, informando apenas que estão em “fase de liberação da atualização” ou “estamos aperfeiçoando a IA que assina as atualizações”, são os próprios usuários que precisam buscar as respostas para as suas perguntas.

Alguns usuários confirmaram no Reddit que, depois de desinstalar o OneDrive (serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft), o Windows 10 foi atualizado sem maiores problemas. Algo que faz sentido, pois a própria Microsoft informou que existe um bug no OneDrive quando lançou o May 2020 Update, mas afirma que resolveu o problema rapidamente.

Várias pessoas confirmaram que o truque funciona. Ou seja, se você ainda não conseguiu instalar o Windows 10 May 2020 Update, vale a pena tentar desinstalar o OneDrive a partir do Painel de Controle > Programas e Características. Depois, procure pelas novas atualizações no Windows Update e instale o software que estiver disponível, ou realize a instalação a partir do site do Windows 10.

É importante deixar claro que esta não é a solução para todos os problemas. Em alguns casos, o computador não conta com o OneDrive instalado, e a atualização segue bloqueada. No meu caso, de forma curiosa, eu já havia desinstalado o aplicativo de armazenamento na nuvem da Microsoft, e recebi o May 2020 Update. Logo, não custa nada tentar.

Após a instalação do Windows 10 May 2020 Update, você pode voltar a instalar o OneDrive sem problemas.

 

 

Via Windows Latest, Reddit


Compartilhe