Compartilhe

Um aplicativo falso que promete uma atualização para dispositivos Samsung enganou a mais de 10 milhões de usuários ao redor do mundo. O app estava na Google Play Store com o nome “Atualizações para Samsung”.

No momento em que esse post foi produzido, o aplicativo não está disponível na Google Play Store. Mas como muita gente fez o download do app ao redor do mundo, fica o alerta para os usuários, para que realize a desinstalação do mesmo ou alerte aos demais usuários sobre esse problema. E evite fazer a instalação desse aplicativo caso ele esteja sendo replicado em outros sites.

Inúmeros especialistas entraram em contato com o Google para que o aplicativo fosse eliminado da loja. E o app foi retirado da loja, apesar da gigante de Mountain View não emitir uma resposta oficial sobre o assunto.

 

 

Nunca pague por atualizações Android. NUNCA! JAMAIS!

 

 

O aplicativo se aproveita da dificuldade que muitos usuários contam para receber atualizações em seus dispositivos Samsung, já que por um pequeno valor o programa prometia uma melhora imediata no sistema. E esse pretexto fez com que quase 10 milhões de pessoas fossem vítimas desse golpe.

Além disso, o fraudulento app prometia uma assinatura anual no valor de US$ 34.99 para que as pessoas pudessem optar em receber uma atualização anual de todas as melhorias de firmware para os seus dispositivos.

Porém, as cobranças realizadas pelo programa aos usuários não era gerada pela Google Play, adotando assim as vias corretas para esse tipo de procedimento. Era solicitado de forma imediata ao usuário o seu número de cartão de crédito, algo bem perigoso e que deve despertar a desconfiança de qualquer pessoa de forma imediata.

Por fim, só resta da nossa parte advertir aos leitores do blog que contam com um dispositivo móvel da Samsung que tenham o máximo de cuidado com esse e outros aplicativos falsos disponíveis na Google Play Store. Além disso, também vale a recomendação (apesar de poder ser bem tardia em alguns casos) em esperar as atualizações oficiais do sistema operacional que a empresa sul-coreana envia de tempos em tempos via OTA ou através de outras opções oficiais.


Compartilhe