TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O amor da sua vida está cada vez mais longe da internet | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | O amor da sua vida está cada vez mais longe da internet

O amor da sua vida está cada vez mais longe da internet

Compartilhe

Quem já viu ao reality Catfish da MTV sabe do que eu estou falando. Qualquer pessoa pode ter mais de um perfil na internet, onde o perfil falso existe para enganar outras pessoas. E nem precisa mais roubar a foto de outra pessoa: tem sistemas de inteligência artificial capazes de criar faces humanas do nada, e com resultados muito reais. E isso é bem perigoso para quem busca o amor da sua vida na internet.

Os deepfakes (ou o uso da inteligência artificial e machine learning para colocar rotos de celebridades nos corpos de outras pessoas) é um dos temas do momento. Ainda mais quando constatamos que isso pode ser feito de uma forma muito simples.

O site ThisPersonDoesNotExist.com nasceu pelas mãos de Phillip Wang, engenheiro de software que teve a ideia de utilizar a tecnologia Generative Adversarial Network (GAN) da NVIDIA, denominada StyleGAN, para criar um novo rosto do zero.

Os resultados são impressionantes. É claro que o site pode ocasionalmente mostrar uma imagem cuja alteração digital é perceptível. Mas só percebemos quando olhamos de forma mais atenta, encontrando dentes fora do lugar, descolorações ou manchas aleatórias.

Mesmo assim, para uma tecnologia que ainda é recente, os resultados são impressionantes e assustadores. Se é fácil gerar um rosto falso, não vai demorar muito para que outras coisas falsas apareçam, incluindo perfis com o homem perfeito (que não existe).

Na prática, está mais difícil de acreditar nas informações que encontramos no Facebook e em outras redes sociais, onde os perfis falsos só aumentam, com os mais variados interesses. Combinados com a inteligência artificial, tais sistemas serão ainda mais difíceis de serem detectados, e as chances das pessoas mais inocentes serem enganadas são cada vez maiores.

O que a inteligência artificial pode fazer no futuro, além de enganar as pessoas? Será que, com a evolução da tecnologia, teremos uma espécie de Terminator à solta?

Eu sempre achei que essa loucura poderia acontecer, mas… vamos esperar pelos próximos acontecimentos.


Compartilhe