Você está em | Home | Telefonia | O adeus em definitivo para os conectores de fones de ouvido nos smartphones

O adeus em definitivo para os conectores de fones de ouvido nos smartphones

Compartilhe

Eu realmente não sei se precisava um artigo ou um estudo para constatar o óbvio. Se o comportamento do mercado e os recentes lançamentos no mercado de smartphones não são suficientes para comprovar o que está acontecendo, não sei o que poderia ser.

De qualquer forma, estou aqui para informar e, de tempos em tempos, iniciar discussões pertinentes sobre determinados assuntos envolvendo ao mundo da tecnologia. Logo, encare esse conteúdo como o início de uma conversa.

Dito isso (e de forma bem óbvia, reconheço), o aumento da popularidade dos fones de ouvido Bluetooth diminui a necessidade do conector de 3,5 mm, levando as marcas a focar em vendas de dispositivos sem fio.

O que vai resultar na morte em definitivo do conector para fones de ouvido nos telefones.

 

É melhor você se despedir de vez

Quem ainda insiste em usar fones de ouvido com o tal conector de 3.5 mm precisa, de uma vez por todas, aceitar o novo e buscar outras alternativas.

Mudanças no design dos smartphones: A remoção do conector permite que os celulares sejam mais finos e esteticamente agradáveis, além de possibilitar melhor impermeabilização e resistência.

E uma das tendências do mercado de smartphones para 2025 (e anos posteriores) é justamente entregar dispositivos cada vez mais finos.

Tanto pela estética quanto pela ergonomia, é a tendência de mercado mais evidente. A própria Apple planeja um iPhone ultrafino a médio prazo. E como a maioria das marcas segue o que a gigante de Cupertino faz…

Cada vez menos modelos novos incluem a entrada para fones de ouvido, especialmente entre os modelos high-end, com marcas como Apple e Samsung liderando essa tendência de abandono do conector.

Ou seja, quando o mercado força uma mudança como essas, você tem que mudar junto. E não há muito o que você possa fazer a respeito.

 

Tente não ser tão conservador assim…

 

Ser um usuário tradicional e conservador no mundo da tecnologia traz mais ônus do que bônus. E mudar de perspectiva é a melhor coisa que você pode fazer por você mesmo.

Sim, você ainda vai encontrar alguns modelos de smartphones que contam com o tão amado conector para fones de ouvido. Mas essa oferta será cada vez mais rara e escassa, e suas dificuldades serão sempre maiores a cada nova troca de telefone no futuro.

Você pode questionar a escolha pelos designs ultrafinos (o que até concordo, pois é uma forma de a indústria encarecer os telefones).

Mas fica difícil argumentar contra a maior segurança de impermeabilidade dos telefones, expondo menos os componentes internos à água e poeira e aumentando a durabilidade dos smartphones.

Somando isso às propostas de janelas mais longas de atualizações do sistema operacional, a decisão pelo fim do conector de 3.5 mm se torna ainda mais crível.

Ou seja, no final, é melhor você se acostumar com a ideia de viver sem esse conector. Não se deixe levar pelo saudosismo, nostalgia ou conservadorismo. Tais sentimentos não são compatíveis com a modernidade que a tecnologia propõe.

Procure por alternativas desde já. Se você não vai se acostumar com fones Bluetooth, ao menos procure por acessórios com conector USB-C.

Penso que usar um fone cabeado nos dias de hoje é contraproducente, pois uma hora você vai precisar carregar a bateria do smartphone e terá que escolher se segue ouvindo música ou se garante que pode chamar o Uber no final do dia.

Mas ao menos é melhor do que insistir em algo que não vai voltar para as nossas vidas. E é importante aceitar o novo, pois o novo sempre vem.


Compartilhe