Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | O adeus do WhatsApp no KaiOS: início do fim?

O adeus do WhatsApp no KaiOS: início do fim?

Compartilhe

Se você é um usuário dos celulares da Nokia by HMD e ainda tinha alguma esperança em seguir utilizando o WhatsApp nesses celulares, a sua vida acabou de ficar um pouco mais complicada.

O WhatsApp nunca foi compatível com KaiOS 3.0 e agora sabemos que nunca será. A Meta abandonou o suporte para o aplicativo de mensagens no KaiOS, que vai deixar de funcionar definitivamente nos dispositivos a partir de fevereiro de 2025.

Depois dessa data, os dispositivos onde o WhatsApp ainda está presente no KaiOS não receberão suporte para novas atualizações ou correções de erros, e o aplicativo ficará inoperante nos telefones.

 

Um duro golpe para o KaiOS

O WhatsApp era um dos principais aplicativos para o KaiOS, e um dos argumentos mais fortes para que muitos usuários insistissem nos dispositivos com a plataforma.

Agora, com o fim do suporte, a tendência é que a demanda por telefones com esse sistema operacional simplesmente despenque, pois seus celulares ficarão menos inteligentes e funcionais.

Os usuários que ainda usam WhatsApp em KaiOS podem enfrentar erros e dificuldades para resolver problemas no futuro, e mesmo que o app continue a funcionar até fevereiro de 2025, a falta de suporte poderá ser um motivador para que algumas pessoas comecem a buscar por outras soluções.

 

KaiOS 2.5 é a última versão válida

O KaiOS 2.5 é a versão mais popular do sistema operacional, mas não é a mais recente. O KaiOS 3.1 existe desde 2022, mas nunca recebeu uma versão funcional do WhatsApp.

Isso fez com que muitos usuários procurassem por telefones com o KaiOS 2.5, apenas para utilizar o app de mensagens da Meta. Sem falar que os fabricantes apostaram na versão mais antiga apenas para poder oferecer o WhatsApp nos dispositivos.

Não sei se é correto dizer que a decisão da Meta decreta o fim do KaiOS, já que existem outros apps relevantes que funcionam com a plataforma.

Porém, é inegável que o KaiOS pede o seu principal atrativo, e isso vai se converter em uma redução de vendas de dispositivos com a plataforma.

E quem perde com tudo isso é o mercado como um todo.

Não que a demanda por telefones básicos seja tão elevada quanto é no caso dos smartphones. Mas quem aposta nesse tipo de dispositivo ficará com poucas opções de compra.

Até porque nem todos precisam de um smartphone saturado de notificações e informações que chegam o tempo todo.

Há quem precise de um dispositivo mais básico e com o mínimo de conectividade com o mundo. E para isso, o KaiOS com WhatsApp funcionava muito bem.

 

Via FoneArena


Compartilhe