A Intel anunciou o lançamento do microcódigo 0x129 como uma atualização para os problemas críticos de voltagem elevada e estabilidade nos processadores Intel Core de 13ª e 14ª geração.
O update é fundamental para os usuários que contam com computadores desktop e notebook que utilizam esses processadores, pois corrige a falha de estabilidade que, neste momento, está afetando tanto o desempenho quanto a durabilidade do hardware nos equipamentos.
Esse é apenas um dos problemas que a Intel está tentando resolver nos últimos dias, em um incêndio momentâneo que precisa ser apagado rapidamente pela maior fabricante de processadores do mundo.
O 0x129 vai mesmo resolver o problema?
Depende do ponto de vista. Para a Intel, pode ser que sim. Para o nosso mundo prático, provavelmente não.
Os resultados das primeiras análises de desempenho após a instalação do microcódigo 0x129 mostram que o ganho de desempenho foi mínimo.
Os resultados alcançados pelo Cinebench R23 deixam esse cenário bem claro, com flutuações mínimas de resultado.
Aqui, devemos considerar alguns fatores que estão à margem do processador, como as variações do sistema e a complexidade dos testes de benchmark.
Porém, de um modo geral, o impacto do microcódigo pode ser considerado residual ou praticamente nulo para os mais exigentes.
O impacto nos jogos
Após a atualização do microcódigo 0x129, jogos populares como “Cyberpunk 2077” e “Shadow of the Tomb Raider” tiveram uma leve queda no FPS, o que é insignificante para a maioria dos jogadores.
Ou seja, se pergunte se a dependência do game que você vai jogar em relação ao processador pode influenciar de alguma forma após a atualização.
Por outro lado, a atualização reduziu significativamente a voltagem dos processadores afetados, e esse era um dos objetivos da Intel com a inclusão desse microcódigo.
Essa redução de vantagem vai ajudar na estabilidade dos processadores, prevenindo os danos irreversíveis no hardware, o que é importante para quem exige um desempenho consistente e confiável nos computadores.
Mudou onde importava para a Intel
Uma análise mais detalhada nos núcleos de desempenho (P) e eficiência (E) mostram que, após a atualização, não houve mudanças drásticas no comportamento do processador.
Além disso, foi detectada uma leve queda de temperatura de operação, o que pode ser um benefício adicional da atualização a longo prazo.
No final das contas, o microcódigo 0x129 não entrega uma solução efetiva no desempenho, mas cumpre o seu objetivo de ser mais estável.
Vale a pena ficar atento a futuras atualizações da Intel, que deve seguir otimizando o desempenho e a confiabilidade dos processadores afetados.
Recomendo a atualização do microcódigo porque, convenhamos, é uma atualização de qualquer forma. Mas a decisão, no final das contas, é sempre sua.