Você está em | Home | Notícias | NVIDIA DLSS 4: Revolução IA na GeForce RTX 50

NVIDIA DLSS 4: Revolução IA na GeForce RTX 50

Compartilhe

O NVIDIA DLSS 4 é uma atualização revolucionária que chegará com as placas GeForce RTX 50. Ele expande as tecnologias do DLSS 3 e 3.5, consolidando a plataforma como a mais avançada e completa do mercado.

Em linhas gerais, é possível compreender este como um sensível avanço técnico para a atual tecnologia de exibição de gráficos pesados, principalmente nos jogos de videogames. Mas o que isso pode representar na prática para o setor?

Vamos mostrar a partir de agora tudo o que sabemos por enquanto sobre o DLSS 4, como ele vai funcionar, o que podemos esperar dele e quais são as placas gráficas que serão compatíveis com a sua tecnologia.

 

Tudo passa pela IA

A tecnologia utiliza IA e núcleos tensoriais para reconstruir pixels ausentes em resoluções menores, otimizando a qualidade de imagem e desempenho.

O DLSS 4 reduz a carga gráfica e aumenta a taxa de quadros, mesmo com custos mínimos em processamento, permitindo uma otimização técnica que não compromete os demais aspectos do hardware do equipamento.

Modos de uso como “equilibrado” ou “desempenho” permitem uma maior flexibilidade entre gráficos de alta qualidade e taxas de FPS superiores.

Já a Renderização Neural gera cenas 3D, imagens e vídeos por meio de algoritmos de aprendizado profundo.

Os campos de implementação desse recurso são dos mais variados, e podem gerar gráficos inteiros com a inteligência artificial. Por outro lado, versões parciais de códigos poderiam complementar renderizações tradicionais.

Toda essa nova tecnologia reduz a carga na GPU, tornando os jogos mais ricos e complexos, ao mesmo tempo em que aproveita as capacidades da IA para deixar todo o processo menos pesado para o hardware.

O DLSS 4 também utiliza a IA para criar perfis de consumo energético otimizados, ajustando a GPU para metas de desempenho específicas, como manter os 60 FPS em jogos.

O novo recurso reduz o uso da GPU e melhora a gestão térmica, promovendo maior eficiência em placas RTX 20, 30, 40 e 50, embora detalhes de compatibilidade ainda sejam incertos.

 

A expansão de tecnologias DLSS

Tudo o que estou compartilhando com você neste artigo tem como base os detalhes antecipados pela própria NVIDIA. E até o momento, as tecnologias confirmadas no DLSS 4 (e que estarão disponíveis nas diferentes gerações de placas gráficas da marca) são:

  • Super Resolução Avançada (com o GeForce RTX 40 e GeForce RTX 50).
  • Super Resolução (que pode ser mantido como uma opção compatível com o GeForce RTX 20 e GeForce RTX 30).
  • Image caption AI (compatível com o GeForce RTX 40 e acima).
  • Ray Tracing (compatível com o GeFore RTX 20 e acima).
  • Renderização neural (provavelmente só funciona com o GeForce RTX 50).
  • Eficiência IA melhorada (deve ser compatível com o GeForce RTX 20 e acima).
  • Aceleração de IA e gráficos em aplicações profissionais (compatível com GeForce RTX 20 e acima).

O DLSS 4 promete redefinir a experiência gráfica no computador, especialmente em jogos de mundo aberto e aplicativos profissionais.

A tecnologia deve solidificar a liderança da NVIDIA no setor de hardware gráfico com avanços tangíveis em desempenho, qualidade visual e eficiência energética.

A implementação do DLSS 4 indica que teremos em breve o lançamento de um possível hardware especializado em IA nas placas RTX 50, como núcleos tensores aprimorados.

Os algoritmos mais avançados podem elevar o nível de realismo e precisão nos jogos, o que deve resultar em uma evolução mais expressiva na qualidade gráfica dos jogos.

E com alguma sorte, fazer com que Microsoft e Sony cumpram com algumas promessas feitas nos gráficos da atual geração de consoles de videogames.


Compartilhe