TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Novos apps Android que são muito perigosos para o seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Novos apps Android que são muito perigosos para o seu smartphone

Novos apps Android que são muito perigosos para o seu smartphone

Compartilhe

Infelizmente, os usuários de dispositivos Android precisam lidar de tempos em tempos com ameaças em forma de aplicativos que até oferecem funcionalidades úteis, mas que escondem em si malwares e outros elementos que ameaçam a integridade do seu dispositivo e a segurança dos seus dados.

Por mais que o Google se esforce para avançar na segurança de sua Play Store, vários aplicativos com malwares escondidos estão presentes na loja. E o pior de tudo é que está mais que comprovado que a Play Protect, que deveria ser uma barreira de segurança para os dispositivos, é praticamente inútil contra as ameaças mais recentes.

Enquanto esperamos que a gigante de Mountain View tome as rédeas do problema de alguma forma, só nos resta alertar os usuários sobre essas novas ameaças. E os aplicativos de edição de vídeo, aparentemente incapazes de causar danos aos dispositivos Android, são o novo chamariz para enganar os usuários.

Um recente estudo publicado pelo VPN Pro alerta os usuários sobre os aplicativos desenvolvidos pela QuVideo Inc, uma empresa chinesa com sede em Hangzhou e responsável por apps de edição de vídeo como o VivaVideo.

 

 

 

Quais são os apps suspeitos?

 

A QuVideo está na frente de cinco aplicativos, que estão disponíveis tanto no iOS como no Android. São eles:

VivaVideo
SlidePlus
VivaCut
Tiempo
VidStatus

 

Se você tem algum desses aplicativos instalados em seu smartphone, é mais do que recomendado que você providencie a remoção dos mesmos, com as respectivas desinstalações.

 

 

 

Como os apps afetam o meu dispositivo?

 

Os aplicativos solicitam uma grande quantidade de permissões que são consideradas perigosas ou desnecessárias para o seu funcionamento pleno, incluindo a capacidade de ler e armazenar arquivos em unidades externas, além de solicitar a localização GPS do dispositivo.

Além disso, os aplicativos mencionados no estudo foram identificados como malwares por parte da Microsoft, já que tais apps contam com um trojan conhecido como AndroidOS / AndroRat. Este tipo de trojan pode roubar dados bancários dos usuários, criptomoedas ou fundos do PayPal, segundo o estudo publicado.

Ou seja, não é apenas o monitoramento de dados através de permissões que não são necessárias para o pleno funcionamento do aplicativo, mas também o roubo de dados no dispositivo. E esses são argumentos mais que suficientes para que você remova esses aplicativos do seu dispositivo o quanto antes, caso você conte com alguns deles instalados no smartphone.

O aplicativo VivaVideo do QuVideo foi identificado como spyware em 2017, de modo que é quase inexplicável que o app ainda esteja nas lojas oficiais até hoje. De qualquer forma, reforçamos a recomendação para desinstalação do app o quanto antes.

 

 

Via VPN Pro


Compartilhe