TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Novo menu Iniciar do Windows 10 é oficial | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Novo menu Iniciar do Windows 10 é oficial

Novo menu Iniciar do Windows 10 é oficial

Compartilhe

O novo menu Iniciar do Windows 10 é uma realidade. Depois do preview desse item apresentado na semana passada, a Microsoft confirmou a novidade em um post no seu blog oficial que fala da atualização 20161 do Windows 10. Por enquanto, o update está disponível exclusivamente no canal Insider.

A lista de novidades é grande, mas vamos nos centrar nesse post em três grandes mudanças.

 

 

 

Novo menu unifica o design

 

 

O novo menu Iniciar do Windows 10 conta com um design mais limpo, com um minimalismo marcante e que se encaixa melhor com a proposta da Microsoft nas últimas atualizações. O fundo de cor sólida das live tiles foi eliminado, e esse elemento recebeu um toque de transparência, mais alinhado com o Fluent Design. Dessa forma, o novo menu de início se integra perfeitamente com os temas escuro e claro.

 

 

A estética unificada do menu Iniciar entrega uma sensação mais amigável ao elemento, deixando a interface do Windows 10 mais integrada. A tendência é que a proposta agrade nesse aspecto, reduzindo assim a estranheza que alguns podem ter em relação aos aspectos visuais do software.

Agora, vamos olhar para o comando de troca de tarefas, ou o clássico ALT + TAB. Sua funcionalidade se mantém intacta, mas recebe mudanças pequenas para melhorar a sua integração com o Edge. Agora, quando utilizamos esse comando, será exibido também todas as abas que estão abertas no navegador web da Microsoft. Mas tal recurso é opcional, e pode ser desativado pelo usuário sem maiores problemas. Basta entrar na rota Configurações > Sistema > Multitarefa.

 

 

A terceira mudança adicionada pela Microsoft na versão 20161 do Windows 10 está na barra de tarefas, que passa a incluir um ícone do Windows Live e do Meu Telefone. Porém, essa é uma mudança que só se aplica aos novos usuários, ou seja, só afetam aos usuários que criarem uma nova conta. Ou seja, para quem tem uma barra de tarefas personalizada nesse momento, ela não vai sofrer alterações.

 

 

Também vale a pena mencionar outras mudanças centradas na melhoria das notificações, mais especificamente no gerenciamento das mesmas, já que agora é exibido um X que facilita o fechamento das mesmas, na experiência de uso ao trabalhar com dispositivos do tipo 2 em 1 e no modo gráfico da calculadora.

Além dessas novidades e mudanças de design e recursos, a Microsoft confirmou uma longa lista de correções e erros, além de indicar outras falhas que foram identificadas após a liberação desta atualização, que devem ser solucionados a curto prazo.

A Microsoft está apresentando mudanças ao Windows 10 que são necessárias, e no caso do menu Iniciar, ela era muito solicitada por muita gente. Desde o Windows 8 (quando a gigante de Redmond tomou a infeliz decisão em remover o espetacular menu Iniciar do Windows 7) não há um consenso sobre o que fazer com esse item.

Quem sabe agora a Microsoft consegue contentar os descontentes, e finalmente começa a direcionar o menu Iniciar para uma proposta definitiva e permanente. Particularmente, o menu que já estava no Windows 10 sempre me agradou. Mas se ele pode melhorar… por que não? Quanto mais integrado ao sistema operacional, melhor. E o impacto visual tende a ser positivo nesse caso.

 

 

Via Microsoft


Compartilhe