O protagonista do evento de hoje. O novo iPad Pro (2018) foi anunciado oficialmente, e se afirma como o rei da “Era Pós-PC”.

Uma das principais novidades do novo iPad Pro (2018) é a chegada do Face ID, sistema de reconhecimento facial da Apple. E sem apelar par ao notch. Todo e qualquer pedaço de tela foi aproveitado ao máximo.

 

 

As bordas de tela são largas o suficiente (mas mais finas do que qualquer versão anterior) para abrigar os sensores e as câmeras TrueDepth de 7 MP na borda superior, ficando este como elemento visual de orientação do tablet.

Com isso, o Touch ID se aposenta de vez entre os dispositivos móveis da Apple (ainda está vivo no novo MacBook Air 2018, mas em um novo conceito). E o Face ID aqui funciona nos modos retrato ou paisagem, permitindo o desbloqueio de forma indiscriminada.

 

 

O novo iPad Pro (2018) está disponível em versões de 11 polegadas e 12.9 polegadas, em telas com tecnologia LCD. O tamanho total do dispositivo está reduzido por completo e, por consequência, mais manejável.

O novo iPad Pro (2018) possui 5.99 mm de espessura, ou seja, é 25% mais fino que a geração anterior. Tem estética similar ao do iPhone X, mas sem o notch para incomodar.

 

 

O tablet conta com um processador Apple A12X com fabricação de 7 nanômetros, e é uma versão ainda melhor do que o chip encontrado no iPhone XS. O novo iPad Pro (2018) é 90% mais veloz que a versão anterior.

E é preciso ser mais rápido, já que o novo tablet vai rodar o Photoshop na versão para computador. E esse é um dos vários aplicativos que já estarão instalados no novo iPad de fábrica.

Outra melhoria de hardware importante é a GPU integrada, que é 1000 vezes superior à anterior. Além disso, teremos uma versão com até 1 TB de armazenamento em SSD, algo inédito em qualquer dispositivo móvel da Apple (iPhone ou iPad).

 

 

E finalmente chegou a porta USB-C no iPad. Desse modo, é possível carregar a bateria do iPhone com o iPad Pro ou vice-versa. E este pode ser um passo muito importante para a porta Lightning desaparecer do iPhone em 2019.

 

 

Por fim, uma nova Apple Pencil 2 (que se conecta ao novo iPad de forma magnética) e um novo case, o Smart Keyboard Folio (que possui teclado integrado, reforçando os aspectos de produtividade) foram apresentados.

 

 

O novo iPad Pro (2018) pode ser reservado a partir de hoje (30), mas efetivamente chega ao mercado em 7 de novembro. A partir de US$ 799 (11 polegadas + 64 GB) e US$ 999 (12.9 polegadas, 64 GB). Lembrando que é possível adquirir o produto nas duas opções de tela e com opções de armazenamento de 256 GB, 512 GB e 1 TB.