Parece até brincadeira que a forma carinhosa como muita gente chama o WhatsApp tenha realmente virado um aplicativo. O ZapZap foi desenvolvido por um brasileiro em 2014, e mesmo que tenha demorado um pouco para emplacar e cair no gosto do público, hoje já conta com mais de 10 milhões de downloads na Google Play Store (o ZapZap só está disponível para usuários Android).

 

O aplicativo original, presença constante na maioria dos smartphones brasileiros, atingiu recentemente a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos. São mais de 55 bilhões de mensagens enviadas diariamente por meio do WhatsApp. Mas engana-se quem pensa que o ZapZap quer desbancar sua inspiração: é muito mais dar uma segunda opção de qualidade ao usuário.

 

As vantagens do ZapZap

Apesar do nome, o conceito do ZapZap assemelha-se mais ao Telegram, outro famoso aplicativo de conversas. Por aqui, o usuário encontra a possibilidade de criar grupos e canais públicos, a presença de um feed de notícias, stickers para colocar nas conversas e outras funcionalidades. Veja a seguir alguns destaques do ZapZap:

Grupos públicos

Para quem gosta de conversas sobre temas específicos, o ZapZap tem grupos públicos em que qualquer pessoa pode entrar. Temas como cinema, futebol, diversão, educação, entre outros, estão na lista. A ideia é que você encontre nesses grupos pessoas dispostas a fazer novas amizades e a trocar ideias. Cada grupo admite até 20 mil membros! O próprio ZapZap afirma ter mais de 150 mil grupos públicos.

Chats secretos

Quem não quer ter risco de ver suas mensagens vazadas ou se preocupa com a segurança da informação pode contar com o ZapZap. Os chats secretos são como as conversas privadas do WhatsApp, com a diferença de possuir recurso de auto destruição da mensagem após determinado período de tempo e um botão para desabilitar que sua mensagem possa ser encaminhada. O WhatsApp já teve algumas falhas de segurança reveladas, uma delas foi o acesso ao aplicativo por meio de sua caixa de mensagens de voz. Ninguém quer ter dados pessoais expostos, não é mesmo?

Segurança

Falando em invasões, o ZapZap prezou por utilizar um sistema de segurança que fosse mais resistente aos ataques de hackers.Com o uso de criptografia, em uma estrutura similar ao que os bancos online e outros softwares utilizam, os dados dos usuários estão protegidos. Muitos sites já possuem essa tecnologia, incluindo algumas redes sociais e jogos virtuais.

 

 

Aliás, por falar em jogos, eles costumam ser uma febre entre os usuários da internet. Tanto os melhores cassinos online para jogar Blackjack, quanto os maiores apps de games como Candy Crush, Clash of Titans, entre outros, todos eles possuem em seu banco de dados as informações pessoais dos membros e realizam transações financeiras. É também por esse sistema que suas conversas ficam protegidas.

 

A criptografia é, inclusive, usada por bancos e sites do tipo internet banking. Por isso, não poderia ficar de fora do aplicativo de conversas, para garantir maior privacidade.

Stickers

Similares aos emojis, os Stickers são enviados como um ícone solto e tem a função de demonstrar as emoções de forma bem humorada. Você pode pesquisar entre os Stickers mais populares e até sincronizar com os emojis padrões, para que na hora da conversa seja mais fácil digitar e inserir o Sticker desejado.

Canais públicos

Esse é um ótimo recurso para grupos de faculdade, por exemplo. Funciona assim: nos canais, somente o “dono” do canal pode fazer publicação e o conteúdo será entregue para todos os membros do canal. É como um grande mural de recados, com a vantagem de que você pode até fazer anúncios e monetizar para ganhar dinheiro.

Feed

É como uma tela do Facebook dentro do seu ZapZap. No Feed, você pode inserir textos, imagens, acompanhar publicações e interagir com seus amigos. Assim como o velho Orkut, você consegue saber quem acessou o seu perfil no ZapZap. É uma ótima forma de reunir a troca de mensagens e a interação das redes sociais em um só local.

 

Ainda falta um bom caminho para o ZapZap alcançar o WhatsApp, hoje o aplicativo mais baixado do mundo. Entretanto, deve-se dar o devido mérito ao que foi desenvolvido até aqui, com recursos únicos e bastante interessantes. São itens totalmente diferentes do WhatsApp, com ideias e formatos incríveis. Outro ponto de destaque é a segurança envolvida no aplicativo. Esperamos que o ZapZap continue crescendo nos próximos anos!