Início » Dicas, Truques e Macetes » Novas funções do Gmail que você não conhece

Novas funções do Gmail que você não conhece

Compartilhe

O Gmail é uma ferramenta de trabalho para muita gente, e recebe novos recursos o tempo todo. E muitos desses recursos passam batido pela maioria das pessoas. Por isso, vamos apresentar alguns desses novos recursos desconhecidos, que podem ajudar na sua produtividade.

É impossível ficar por dentro de todas as novidades do Gmail, pois o dia a dia em si não permite. Mas a importância desse serviço de e-mail obriga a muitos de nós a ficar por dentro dessas novidades para melhorar a experiência de uso dentro do serviço.

Por isso, vamos ver essas dicas para que você tire o máximo de proveito da plataforma de e-mail mais popular do mundo.

 

 

 

Cancelar o envio de um e-mail

 

 

Errar é humano e, em alguns casos, nos arrependemos do e-mail enviado, ou enviamos uma mensagem para a pessoa errada. Se queremos evitar alguns constrangimentos, o Gmail oferece um tempo para você deter o envio da mensagem.

São cinco segundos de tempo de arrependimento na mensagem que aparece na tela. Mas é possível aumentar esse tempo nos Ajustes do aplicativo, que pode ser acessado no ícone de roda dentada no canto superior direito. Na guia Geral, acesse o item de customização desse tempo, que pode ser ampliado para até 30 segundos.

 

 

 

Dois e-mails em um

 

Se você tem uma conta de trabalho e pessoal, é possível vincular as duas contas em uma única conta, e só alternar as bandejas de entrada no lugar de alternar as contas de e-mail no smartphone ou computador.

Para realizar tal ajuste, toque na sua imagem de perfil na parte superior da caixa de entrada. Indique que você quer adicionar outra conta do Gmail, e entre com os dados dessa segunda conta. O Google então vai armazenar essas duas contas, que estarão vinculadas para que você realize a mudança de uma conta para outra com extrema facilidade.

Quando você mudar de conta a partir da foto de perfil, vai abrir outra janela no navegador ou vai mudar a tela no aplicativo para smartphones. Fica mais fácil ver os e-mails de contas diferentes desse jeito, mas seria ainda melhor se mostrasse duas bandejas ao mesmo tempo.

 

 

 

Programar um envio de e-mail

 

 

Se você pode deter o envio errado de um e-mail, você também pode programar a mensagem para que a mesma seja enviada dentro de um horário em específico, ou durante o horário comercial. É uma das funções mais utilizadas por quem usa o Gmail para trabalhar.

Ao redigir um e-mail, no lugar de clicar em Enviar depois de terminar de escrever a mensagem, clique na flecha que tem ao lado desse botão para ativar a opção de programação de envio. Vai aparecer uma janela com diferentes datas e horários, onde você pode utilizar as opções disponíveis na tela ou personalizar o horário de envio.

 

 

 

Organizar e-mails com etiquetas

 

 

Se você trabalha em diferentes projetos, com certeza terá a sua vida mais organizada se você administrar os seus e-mails com diferentes rótulos ou etiquetas, identificando mais rapidamente uma determinada conversa ou categoria de conversa.

Para criar uma nova etiqueta de e-mail, clique no botão direito em cima de uma mensagem, e no menu que vai aparecer, selecione a opção para etiquetar a mensagem. Escolha as opções pré-definidas ou crie uma etiqueta que se adapte melhor ao seu trabalho.

Uma vez criada uma etiqueta, associe com um link todas os e-mails que vão receber essa mesma tag. Você pode encontrar esse lnik do lado esquerdo da sua caixa de entrada do Gmail. Ao passar o cursos sobre o link e clicar no ícone de três pontos, você pode associar uma nova cor à tag. No mesmo menu, também pode eliminar a etiqueta ou criar outra rapidamente.


Compartilhe