O Android não passa pelo seu melhor momento em matéria de segurança. Mais uma vulnerabilidade é descoberta no sistema, dessa vez permitindo burlar a tela de bloqueio do dispositivo.
A nova vulnerabilidade está presente no Android 5 e 5.1, afetando os modelos recentes ou todos com dispositivos atualizados, mas funciona apenas quando a tela de bloqueio utiliza uma senha, de modo que aqueles que utilizam padrões de gestos não precisam se preocupar com a falha.
O vídeo no final do post mostra que a vulnerabilidade funciona de forma bem simples, mesmo exigindo o acesso físico ao dispositivo. Basta o atacante introduzir uma senha longa enquanto a câmera estiver ativada, de forma que um erro será gerado, permitindo superar a tela de bloqueio.
O problema foi descoberto em junho pela Universidade do Texas, que entrou em contato com a equipe de segurança do Android para que eles possam resolver o problema. Sabemos que existe uma solução disponível, e que ela começa a ser distribuída mediante atualizações de software. Porém, como não há certeza se a maioria dos usuários a recebeu, o mais seguro é mudar o seu padrão de senha o quanto antes.
Vídeo a seguir.
Via Neowin