O impossível é relativo. Um grupo de pesquisadores conseguiram criar uma câmera 100% wireless para streaming contínuo.

As câmeras wireless tradicionais normalmente precisam de um cabo para receber a eletricidade. E nas câmeras wireless com baterias, temos limitações como a captura de imagens estáticas ou vídeos de curta duração, baixas autonomias, entre outras.

Mas isso pode mudar no futuro. Esses investigadores conseguiram reduzir em 99% a energia necessária para o streaming de vídeo, criando câmeras portáteis que realizam a transmissão contínua por meses ou anos.

O sistema usa a técnica de backscatter, onde a câmera reflete os sinais wireless enviados para a estação base, mas sem interferir com a qualidade da imagem. Com essa técnica, é possível realizar o streaming de vídeo Full HD a 60fps usando menos de 1W de energia. É recomendado uma qualidade mais modesta para ganhos mais significativos, como um streaming HD 720p a 20fps com consumo de meno de 80 microwatts.

Isso não apenas abre todo um novo mundo de possibilidades em termos de câmeras de vigilância, como também nos wearables e em vários outros dispositivos.

 

 

 

Via TechCrunch