TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Nova forma de ataque no Facebook usa contas de seus “amigos de confiança” | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Nova forma de ataque no Facebook usa contas de seus “amigos de confiança”

Nova forma de ataque no Facebook usa contas de seus “amigos de confiança”

Compartilhe

Se você receber uma mensagem de algum amigo seu no Facebook solicitando ajuda urgente para recuperar a sua conta, não confie na mensagem logo de cara.

Foi detectada uma nova forma de phishing no Facebook, que pode confundir inclusive os usuários mais experientes.

O phishing é um método para obter acesso não autorizado a uma conta ou serviço, enganando um usuário legítimo para oferecer suas credenciais.

A prática normalmente adota mensagens em massa via spam, mas essa nova forma é um ataque individual e particular, com mensagens personalizadas que pareçam mais genuínas para a vítima.

Essa prática usa os contatos de confiança, com o objetivo de convencer a vítima a ajudar um usuário que não consegue acessar a sua conta. O Facebook normalmente envia um código de recuperação para três contatos de confiança, onde após cada um deles inserir tal código, o usuário que perdeu o acesso poderá recuperar as credenciais de conta.

O ataque suplanta a identidade da conta de confiança, e solicita ajuda urgente para qualquer usuário, com o mesmo objetivo de recuperar a sua conta. Todo o contato é feito pelo Facebook Messenger, e para conseguir o acesso, o atacante pede que você compartilhe com ele o seu código de recuperação.

Porém, o atacante inicia a função I Forgot My Password para a conta do atacado, de modo que obtém as permissões para reiniciar a senha. Muita gente é solidária e compartilha o tal código sem pensar duas vezes. Porém, é importante lembrar que o atacante pode ter comprometido antes a conta de um dos seus amigos para aí sim aplicar o golpe em você.

A recomendação aqui é não aceitar solicitações de amizade de contas suspeitas ou de pessoas que você não conhece, e só utilizar o recurso quando um dos seus amigos realmente estiver com problemas. Se alguém pedir tal ajuda pelo Facebook, entre em contato com a pessoa por telefone ou em outra rede social para averiguar o pedido.

 

 

Via AccessNow


Compartilhe