Nos smartphones Samsung, qual é o melhor processador: Snapdragon ou Exynos? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Nos smartphones Samsung, qual é o melhor processador: Snapdragon ou Exynos? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Telefonia | Nos smartphones Samsung, qual é o melhor processador: Snapdragon ou Exynos?

Nos smartphones Samsung, qual é o melhor processador: Snapdragon ou Exynos?

Compartilhe

É um ponto de polêmica em alguns sites de tecnologia e, principalmente entre os usuários de smartphones da Samsung. Qual processador é o melhor: Exynos ou Snapdragon?

Apesar da experiência prática de muitos usuários indicar que os chips da Qualcomm entregam um resultado final mais confiável que os processadores desenvolvidos pela Samsung, algumas pessoas preferem acreditar em testes com critérios mais técnicos.

Por isso, vamos mostrar neste post em tudo o que foi registrado tecnicamente sobre os dois processadores, verificando quais foram as menções técnicas apresentadas ao longo do tempo sobre as suas respectivas tecnologias.

 

 

 

Qual dos dois é o melhor em potência e desempenho?

De acordo com os diversos testes de benchmark realizados e, principalmente com os dados do AnTuTu, um Samsung Galaxy S21 Ultra com o processador Snapdragon 888 tem um desempenho melhor que o mesmo modelo de telefone com o chip Exynos 2100.

 

 

A imagem do teste realizado PBKreviews é apenas um exemplo sobre essa diferença registrada. O mesmo acontece com outros modelos de smartphones da Samsung. O que mudou nos últimos tempos é que os chips Exynos conseguiram reduzir a distância em relação aos processadores Snapdragon. Porém, o hardware da Qualcomm sempre esteve na liderança.

 

 

 

Na vida prática, não muda nada em sua vida

Os dois processadores entregam um excelente desempenho, sem lags ou maiores problemas. E reforça isso são os próprios usuários. A maior potência dos chips da Qualcomm faz com que alguns apps sejam executados mais rapidamente, mas o usuário final não vai perceber diferenças gritantes ao usar o chip da Exynos.

 

 

 

As vantagens da otimização da Qualcomm

No dia a dia, os processadores da Qualcomm são mais otimizados, e pela maior popularidade, os aplicativos e jogos são desenvolvidos pensando em um melhor desempenho com o Snapdragon. Talvez por isso ele entrega um desempenho melhor, e isso se traduz nos resultados de benchmarks.

Por outro lado, os resultados dos chips Exynos melhoraram muito com o passar do tempo, e isso aconteceu pela vantagem que ele tem em trabalhar de forma direta com a One UI. Em função disso, a diferença de hardware acaba sendo muito menor.

 

 

 

Então… qual você deve escolher?

 

 

Tecnicamente, os processadores contam com diferenças mínimas e, tal e como aconteceu com vários comparativos que publicamos neste blog, a resposta final é o já tradicional: a escolha é sua.

Os chips da Qualcomm podem ser mais necessários para os usuários que necessitam de uma elevada demanda no dispositivo, como execução de jogos e gravação de vídeos em 4K. Mas isso não quer dizer que os chips Exynos não conseguem fazer isso. Só quer dizer que os processadores Snapdragon estão mais aptos para essa tarefa.

Quem sabe um dia a Samsung vai oferecer um smartphone com processadores diferentes e o mesmo desempenho prático ou de experiência do dia a dia. Essa distância entre os processadores já foi maior. Nesse momento, a diferença existe, mas é muito pequena.

Em linhas gerais, se as suas necessidades no smartphone não são muito específicas, o melhor conselho que podemos oferecer neste momento é: compre a versão mais barata de qualquer smartphone Samsung com um chip Exynos ou Snapdragon.

Exceto é claro no caso do Samsung Galaxy S20 FE. Neste caso, compre o Snapdragon, independente do que aconteça.

 


Compartilhe