A HMD Global apresentou oficialmente o Nokia X71, smartphone que é pensado para o mercado chinês, mas que presumidamente será a base do Nokia 7.2 que chegaria aos demais mercados internacionais.

O principal destaque do novo modelo é o seu design melhorado, claramente um passo adiante da Nokia para se adaptar às tendências do mercado atual. Sua aposta por uma tela perfurada de 6.3 polegadas (93% de relação tela/corpo) e a tripla câmera traseira deixam claro esse esforço.

 

 

O furo na tela é o novo notch

 

 

O Nokia X71 entrega 93% de tela na parte frontal ao incluir um furo no canto superior esquerdo da tela, onde fica alojada a câmera frontal. A parte traseira denuncia o seu caráter de smartphone de linha média, com o leitor de digitais e a câmera tripla central, na posição vertical.

A tela possui 6.3 polegadas (FullHD+, 19.3:9) é em tecnologia LCD IPS. Sua altura é de 157.2 mm, com espessura de quase 8 mm e peso de 180 gramas.

 

 

Snapdragon 660 com 6 GB de RAM

 

 

O Nokia X71 entrega o processador Qualcomm Snapdragon 660 trabalhando com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno (expansíveis via slot SIM hibrido com microSD de até 256 GB). O modelo tem um dos processadores mais populares entre os fabricantes, mesmo com alternativas melhores já disponíveis.

O modelo possui uma bateria de 3.500 mAh, com modo de recarga rápida de 18W. O Android 9 Pie sem capa de personalização é o responsável pelo gerenciamento do software, algo que a HMD Global mantém em todos os seus smartpohones, em um sinal de identidade e tentativa de compromisso de atualizações rápidas.

Na parte de conectividade, encontramos o dual SIM, WiFi dual band, USB-C e conector de 3.5 mm.

 

 

Câmera tripla com lentes ZEISS

 

 

O Nokia X71 traz uma configuração de câmera tripla mais tradicional, com um sensor principal de 48 MP (f/1.8, com pixel binning), acompanhado de um sensor secundário de 8 MP (com grande angular de 120 graus) e um terceiro sensor de 5 MP (de profundidade). A câmera frontal inserida no notch da tela possui 16 MP (f/2.0), e pode entregar o efeito bokeh com a ajuda da inteligência artificial.

O Nokia X71 estará disponível na China a partir do dia 10 de abril, com preço sugerido de 339 euros. Não há previsão de lançamento do modelo para outros mercados. Se bem que ele deve desembarcar internacionalmente com outro nome.