Dois smartphones de linha média com Android Oreo: Lenovo Z5 vs Nokia X6. Qual deles será o melhor investimento para o consumidor?

É difícil dizer quando e se os modelos chegarão ao Brasil, mas sempre é possível adquirir os dispositivos em revendas online. São modelos que abordam o Android de forma diferente, já que o Lenovo Z5 possui interface customizada, enquanto que o Nokia X6 tem o Android puro.

Os dois modelos foram inicialmente aclamados como dispositivos top de linha, mas decepcionaram por motivos diferentes: no caso do Nokia X6, a decepção é subjetiva, porque muitos entendem que o modelo poderia entregar mais; já o Lenovo Z5 virou a piada do ano, já que prometeu um design nos renders e entregou outra coisa no produto final.

A partir de agora, vamos descobrir qual deles vale mais a pena.

Design

O Nokia X6 é o claro vencedor, apesar desse ser um item subjetivo. A vitória do modelo da HMD Global se consolida pela robustez e elegância, porém, sempre deixou claro quais seriam os elementos visuais que entregaria. Diferente do Lenovo Z5, que basicamente mentiu ao prometer um design sem notch, e a gente bem sabe o que aconteceu.

Independente do fator mentira, o Lenovo Z5 também é esteticamente menos discreto nas escolhas das cores, o que pode incomodar a alguns usuários.

Tela

Os dois modelos contam com tela 18:9, Full HD+ e notch, mas se você pensa em ter um smartphone com uma tela maior, o Z5 é a sua escolha.

Hardware

Os dois modelos contam com o processador Snapdragon 636, mas o Lenovo Z5 trabalha com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, o dobro do modelo da Nokia. Logo, é o vencedor aqui.

Software

Ambos contam com o Android 8.1 Oreo, mas o Lenovo Z5 possui interface customizada, muito mais pesada que a interface pura do Nokia X6. O primeiro tem mais sobra de hardware para equilibrar o desempenho. Para meu gosto, o Nokia X6 leva vantagem: o Android puro tende a ser mais fluído, exigindo menos do hardware.

Câmeras

No papel, o Lenovo Z5 possui uma câmera traseira dupla mais promissora, mas o Nokia X6 trabalha com lentes com tecnologia Carl Zeiss, e possui câmera frontal de maior resolução. Até o DxOMark não determinar um vencedor, eu fico com o X6 nesse aspecto.

Bateria

O Lenovo Z5 tem uma bateria maior (3.300 mAh, vs 3.060 mAh), mas conta com um software mais exigente. Na teoria, leva vantagem nesse sentido.

Preço

Os valores são muito próximos, mas considerando que o Lenovo Z5 custa o equivalente a US$ 202 na sua versão com 6 GB RAM + 64 GB, e o Nokia X6 custa US$ 266 para o modelo com 4 GB RAM + 64 GB, o Z5 entrega uma melhor relação custo-benefício.