Em um futuro próximo, as futuras missões lunares, tripuladas ou não, poderão se comunicar de forma eficaz e transmitir dados em alta velocidade, tudo isso graças a uma rede celular 4G. O que parece um cenário de ficção científica vai se tornar realidade pelas mãos da Nokia.
A empresa finlandesa, em colaboração com a NASA, está desenvolvendo a construção de uma robusta infraestrutura de telecomunicações lunar, como parte da iniciativa Tipping Point. Essa rede pode ser inclusive a chave para desvendar os mistérios da Lua, impulsionar a exploração espacial e, quem sabe, até encontrar gelo lunar, um recurso valioso para futuras missões.
Vamos tentar entender melhor o que está acontecendo aqui, pois o tema é bem mais interessante do que você pode imaginar.
Como tudo vai funcionar?
Os laboratórios da Nokia Bell estão desenvolvendo uma versão especial de microcélula 4G/LTE, que será um elemento compacto, de baixo consumo de energia e, principalmente, resistente às condições extremas da superfície lunar.
O dispositivo precisa suportar (e bem) às variações de temperatura drásticas, radiação intensa e o ambiente lunar em si. A implantação dessa rede será engenhosa, com uma logística de transporte que envolve o uso do módulo de pouso Nova-C.
A estação base LTE será o coração do sistema, integrada ao módulo Athena. E para garantir a cobertura, antenas serão instaladas em dois rovers lunares.
O pulo do gato aqui é que, ao pousarem na Lua, esses rovers se conectarão automaticamente à rede, transmitindo dados e imagens quase em tempo real.
A rede lunar 4G/LTE será composta basicamente por dois elementos:
- a unidade da estação base, acoplada à espaçonave;
- e o equipamento de rádio instalado nos veículos lunares, como o rover MAPP e o Micro-Nova.
A rede permitirá comunicação contínua entre o módulo de pouso e os veículos exploradores, streaming de vídeo em alta definição diretamente da Lua, comandos e controle precisos, e coleta de dados de telemetria.
A Nokia conta com a parceria da Intuitive Machines e da Lunar Outpost neste projeto, além da já mencionada parceria geral com a NASA, o que dá uma enorme credibilidade ao projeto.
Quando tudo vai ficar pronto?
Tenha um pouco mais de paciência, amigo leitor, e em breve você poderá assistir aos vídeos do canal deste blog a partir da Lua, se isso for do seu interesse.
Marque na agenda: o lançamento da missão IM-2, que levará essa rede 4G inovadora para o polo sul lunar, está previsto para o início de 2025. Ou seja, até o mês de março deste ano.
E depois disso, é torcer para que vingue. Isso aqui passa bem longe de ser uma tarefa fácil. Mas se der certo, será épico!
Via Nokia