Nokia C3: barato e com Android Go

Compartilhe

O Nokia C3 é o novo smarpthone de entrada da HMD Global, que conta com elementos básicos e muito procurados entre os usuários que procuram um telefone para o dia a dia, mas que não custe o seu rim para isso.

Espaço para smartphones baratos no mercado ainda existe. Muitas pessoas não querem (ou não podem) comprar um telefone top de linha, e acabam recorrendo aos modelos de entrada para atender as suas necessidades mais básicas. Por isso, o Nokia C3 é uma opção a ser considerada por grupos específicos de pessoas, apesar de suas especificações técnicas mais modestas.

 

 

 

Nokia C3: principais características

 

 

Você pode até pensar que esse modelo não vale a sua atenção, mas pense que ele pode valer a atenção de muita gente. O modelo conta com elementos que são procurados por uma galera que pega o ônibus todos os dias para trabalhar. Como, por exemplo, o rádio FM, algo que só encontramos nos dispositivos de entrada.

Assim como 3 GB de RAM e sistema operacional Android Go… e esse último item eu me pergunto: por que, senhor?

Ah, e tem uma pegadinha nas especificações técnicas: os 3 GB de RAM que eu mencionei no parágrafo anterior só estará disponível na China e na Índia, pois no resto do mundo (incluindo a América Latina, continente onde está um certo país chamado Brasil), o Nokia C3 vai chegar com apenas 2 GB de RAM.

Considere isso antes de pensar em fazer o investimento nesse dispositivo.

Seu processador Unisoc de 1.6 GHz trabalhando com 32 GB de armazenamento (expansíveis via microSD) também não são itens que devem ajudar muito na experiência final de uso, mesmo com o Android Go. Por outro lado, em um dispositivo tão modesto, os 3.040 mAh de bateria devem entregar uma autonomia para pelo menos um dia de uso sem maiores problemas (ou mais).

Nas câmeras, também não espere muita coisa (nem sei por que estou enfatizando isso, já que este é um dispositivo de entrada de toda a regra), com um sensor traseiro de 8 MP e o sensor frontal de 5 MP. Ou seja, ambos estão lá para constar. O leitor de digitais fica na parte traseira, e o botão para acesso direto ao Google Assistente é um diferencial.

 

 

 

O que mudou então?

 

São pequenas melhorias para o Nokia C3 em relação ao Nokia C2, seu antecessor direto: um processador (um pouco) mais rápido, uma bateria um pouco maior e uma maior quantidade de RAM, além de uma câmera traseira com mais megapixels. E é inacreditável pensar que os seus antecessores trabalhavam com apenas 1 GB de RAM.

Sério, gente… o Android Go não faz tantos milagres quanto parece.

 

 

 

Quanto custa?

 

 

O Nokia C3 tem preço sugerido de 85 euros (lá fora). Não há previsão de lançamento para o Brasil, se é que ele será lançado, pois o Nokia C2 foi homologado pela Anatel e nada de chegar ao mercado. O mesmo aconteceu com o Nokia 5.3. Já o Nokia 2.3 chegou ao Brasil.

São tantos números, que eu fico até confuso…

 

 

 

 

Nokia C3: ficha técnica

 

Tela: IPS de 5,99 polegadas, HD+
Processador: Unisoc SC9863A octa-core de 1,6 GHz
RAM: 2 GB na América Latina, África do Norte, Índia e Oriente Médio; 3 GB na China e Índia
Armazenamento: 16 GB na África do Norte, Índia e Oriente Médio; 32 GB na China, América Latina e Índia; expansível por microSD de até 128 GB
Câmera traseira: 8 megapixels f/2,0
Câmera frontal: 5 megapixels f/2,4
Bateria: 3.040 mAh
Sistema operacional: Android 10
Conectividade: microUSB, entrada 3,5 mm para fone de ouvido, dual-SIM, 4G, Wi-Fi b/g/n, Bluetooth 4.2, GPS, rádio FM
Mais: leitor de digitais capacitivo, botão Google Assistente
Dimensões: 159,9 x 77 x 8,69 mm; 184,5 g

 

 

Via Nokia, HMD Global, Android Police


Compartilhe