O Nokia 9 PureView foi um dos destaques da MWC 2019, mesmo decepcionando nas especificações. Porém, entregou o prometido nas câmeras, com cinco sensores traseiros, apresentando uma ideologia que é antiga, mas que já deu provas de sucesso. Mas nem todo mundo sabe por que o smartphone conta com tantos sensores fotográficos, e esse post vai tentar esclarecer sobre a função de cada um deles.

 

 

Para que servem as 5 câmeras do Nokia 9 PureView?

 

 

A ideia de oferecer sensores RGB e monocromáticos não é nova. Vários fabricantes já inseriram essa combinação em dispositivos do passado, mas com tantos sensores como no caso do Nokia 9 PureView é raro de ver. Logo, podemos esperar um dos melhores smartphones para fotografia em 2019, mesmo sem oferecer sensores com teleobjetiva ou grande angular.

As fotos no Nokia 9 PureView podem ser registradas em arquivos RAW e aproveitam ao máximo o processador dos smartphones. Esse tipo de arquivo é mais recomendado para uma edição posterior, e é esperado que suas fotos nesse formato entreguem maior qualidade do que a concorrência.

O Nokia 9 PureView conta com 5 câmeras de 12 MP, com aberturas que variam entre f/1.8 e f/2.8). O conjunto registra cinco imagens e insere o melhor de cada lente para entregar a foto perfeita (ou algo próximo a isso).

 

 

A Nokia preferiu focar os seus esforços na qualidade e no baixo ruído nas imagens. É claro que precisamos testar o dispositivo para descobrir se ele entrega essa qualidade toda, mas sabemos que o Nokia 9 PureView é um forte candidato a revolucionar a parte de fotografia nos smartphones.

Todas as lentes recebem a assinatura conjunta de uma parceria formada por ZEISS, Light e Qualcomm para entregar uma imagem de maior qualidade, menor ruído e melhor processamento de imagem. A Adobe também colaborou com a Nokia, desenvolvendo melhores maneiras de editar os arquivos RAW com os seus aplicativos.

É preciso sempre lembrar que, como smartphone, o Nokia 9 PureView não é perfeito (de novo: decepcionou nas especificações). Mas é o smartphone mais promissor para os amantes da fotografia.