A Nokia apresentou oficialmente na MWC 2018 o Nokia 8 Sirocco, novo smartphone top de linha que oferece características muito chamativas.

Uma das mais relevantes é o tamanho compacto para um dispositivo que aposta na câmera dupla e na atenção especial na parte de som. Seu design se destaca pelo uso do cristal curvado, com uma tela envolta em uma borda de aço inoxidável com apenas 2 mm de espessura nas laterais.

O design entrega um dispositivo com tela de 5.5 polegadas (2K QHD, 2560 x 1440 pixels, 554 ppp). A tela pOLED (fabricada pela LG) é outro destaque do dispositivo, e é protegida pelo cristal Corning Gorilla Glass 5, também presente na parte traseira do smartphone.

A tela quase sem bordas resulta em um design ultra compacto, algo que outros fabricantes também podem desfrutar. Porém, enquanto a concorrência remove quase por completo as bordas de tela, o Nokia 8 Sirocco as mantém, mesmo que em formato mínimo.

O Nokia 8 Sirocco tem um ‘calcanhar de Aquiles’: seu processador Snapdragon 835, topo de linha do ano passado, que mesmo sendo um chip ainda muito funcional, ficou na sombra do Snapdragon 845. O chip trabalha com 6 GB de RAM (LPDDR4X), 128 GB de armazenamento (expansíveis via microSD) e bateria de 3.260 mAh com suporte ao Quick Charge 4.0.

 

 

Nas câmeras, o Nokia 8 Sirocco conta com um sistema dual Carl Zeiss com sensores de 12 MP (f/1.75) + 13 MP (f/2.6, com zoom ótico), trabalhando com um modo Pro Camera manual. O sensor frontal possui 5 MP (f/2.0).

O dispositivo recebe o Android One, o que garante o Android ‘puro’, prometendo um desempenho notável e atualizações com relativa rapidez.

Este é mais um modelo que se desfaz do conector para fones de ouvido. Para compensar, oferece suporte para recarga sem fio. Também está presente a certificação IP67, deixando o smartphone resistente à água e poeira (mas nada de mergulhar na piscina com ele).

Outra novidade do Nokia 8 Sirocco é a presença de três microfones para uma melhor captação de áudio em conversas telefônicas e gravação de vídeos. O sistema se beneficia da tecnologia OZO Audio, que permite uma captura de áudio espacial de melhor qualidade.

 

 

O Nokia 8 Sirocco chega ao mercado no começo de abril, e terá preço médio global de 749 euros (sem impostos ou subsídios). Esse valor pode variar de forma sensível, de acordo com a região do planeta onde o dispositivo será comercializado.