A Nintendo anunciou oficialmente o Nintendo Switch Lite, versão menor e mais barata do bem sucedido Switch. Entendendo que muita gente prefere jogar no videogame no seu formato portátil (e que o dock é inútil para esse público), o Switch Lite é completamente portátil, sem qualquer tipo de conexão com a TV, sem falar que os Joy-cons aqui são fixos. Porém, o novo formato oferece as suas vantagens.

 

Como é o novo Nintendo Switch Lite

 

 

O Nintendo Switch Lite é mais fino e leve, pois deixa de lado parte do hardware que não usa. Também é mais barato (a partir de US$ 199,99). As diferenças de hardware para o Switch original ainda não foram especificadas, mas elas existem, sem perder a compatibilidade com os jogos atuais, apesar de não ficar especificado qual modelo do chip NVIDIA Tegra que o console está utilizando. É importante lembrar que, no modo portátil, o Switch não possui potência para mostrar gráficos tão complexos, nem em tanta resolução quanto conectado ao dock.

O novo Nintendo Switch Lite possui uma tela LCD capacitiva de 5.5 polegadas (HD, 1280 x 720 pixels), 32 GB de armazenamento interno (expansíveis via microSD, microSDHX e microSDXC), porta USB-C, bateria de 3.570 mAh, com autonomia de até 6 horas (pode ser menor em jogos mais exigentes) e tempo de recarga de 3 horas, conectividades WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1, NFC, acelerômetro e giroscópio. O console possui dimensões de 91.1 mm x 280 mm x 13.9 mm e peso de 275 gramas.

 

 

Apesar dos Joy-Con do Nintendo Switch Lite serem fixos, é possível conectar outros controles ao console de modo sem fio. O novo console é compatível com todos os jogos do Switch em modo portátil, mas podemos encontrar restrições em alguns jogos, além da ausência de recursos como a vibração HJD, a câmera infravermelha de movimento e os sensores. A eShop vai mostrar até que ponto um jogo é compatível com o novo Switch Lite.

 

 

O Nintendo Switch Lite será lançado em 20 de setembro, e estará disponível em três cores (amarelo, cinza e turquesa). Uma edição especial inspirada em Pokémon Espada e Escudo também estará disponível. Não há previsão de lançamento e preço desse console para o Brasil, por enquanto.