A Nintendo finalmente confirmou para o mundo que o Nintendo Switch 2 existe, ou ao menos apresentou como será o console híbrido de segunda geração.
Sabemos que o produto chegará ao mundo em abril de 2025, pelo menos em modo de demonstração ou degustação. E a curta apresentação em vídeo de pouco mais de dois minutos deixou algumas dúvidas na cabeça dos gamers e compradores em potencial.
Vamos ter que esperar o Switch 2 Direct de 4 de abril de 2025 para responder as dúvidas pendentes. Mas já podemos deixar o registro das cinco questões mais importantes sobre o Nintendo Switch 2.
A última dúvida da lista é, na minha modesta opinião, a mais importante de todas.
Especificações técnicas ainda são um mistério
O Nintendo Switch 2 é maior, possui Joy-Cons reformulados e mais ergonômicos nos botões laterais. Mas as informações sobre suas capacidades técnicas são escassas.
Qual será o tamanho exato da tela? Será OLED ou LCD? A resolução permanecerá em 720p ou finalmente teremos suporte a 4K?
O dock, agora com novo design, também levanta dúvidas: ele suportará resolução aprimorada em modo dock (para reprodução dos jogos na Smart TV ou monitor)?
Além disso, há um segundo conector USB-C no console que não sabemos para que é, além de outras funções que não foram confirmadas no produto.
A Nintendo também não detalhou melhorias na interface do usuário, na conectividade Bluetooth ou na compatibilidade com redes sociais e plataformas de streaming.
Os novos Joy-Cons: mais do que controles?
O trailer destacou os Joy-Cons que foram redesenhados, abandonado o encaixa deslizável pelo encaixe magnético, mas deixou perguntas no ar sobre os acessórios.
Ele mantém a funcionalidade de 3D rumble, ou o recurso foi abandonado? Vai finalmente receber a tecnologia de efeito Hall, projetados para combater o problema de drift?
Além disso, a Nintendo adicionou um botão novo no Joy-Con direito, cuja função permanece um mistério (que só será revelado em abril)
Outro ponto curioso foi a aparente funcionalidade de “mouse”, com os controles deslizando suavemente em uma superfície.
Será este o próximo grande “gimmick” da Nintendo, com uma novidade de funcionalidade que ninguém estava esperando?
Não é de hoje que a Nintendo adiciona pequenas capas de novidades nos detalhes de seus produtos. E para se manter no jogo dos videogames portáteis, será preciso apresentar algum tipo de inovação ou diferencial, mesmo que seja em algo discreto, porém, funcional.
Fale mais sobre essa retorcompatibilidade…
O trailer apresentou apenas um jogo novo: uma nova versão de Mario Kart, que parecia suportar até 15 jogadores simultâneos.
Porém, não há informações sobre outros títulos ou se o novo Mario Kart estará disponível no lançamento do Switch 2.
O console terá jogos exclusivos ou suporte para títulos cross-gen? A compatibilidade retroativa foi mencionada, mas com a ressalva de que nem todos os jogos do Switch original funcionarão no novo console.
Quais são os critérios para essa retrocompatibilidade funcionar direito? Apenas os jogos da própria Nintendo terão plena compatibilidade? Os desenvolvedores de terceiros terão que implorar para realizar ports decentes?
Além disso, os jogos que serão retrocompatíveis terão melhorias gráficas ou de desempenho, como acontece no PlayStation e Xbox?
Aliás… teremos jogos AAA no Nintendo Switch 2, já que (em teoria) este console é mais potente que o Switch original?
Preço e data de lançamento
O preço do Switch 2 é outra incógnita, e esse é um dos detalhes mais importantes e esperados pelos potenciais compradores do novo console.
Considerando o custo crescente de hardware, o console pode ser significativamente mais caro do que o Switch original, lançado por US$ 299,99 em 2017.
O segredo dessa informação pode se dar (também) por uma análise mais apurada da Nintendo sobre a questão, observando os recentes movimentos de mercado no segmento de consoles portáteis.
Não precisa ser um especialista para afirmar isso. Basta olhar para todas as burradas que a Tectoy fez aqui no Brasil no lançamento do Zeenix, inclusive no preço do produto.
Colocar o Nintendo Switch 2 muito mais caro do que o modelo original pode ser um enorme tiro no pé do produto.
E a própria Nintendo sabe muito bem que ela ganha mais dinheiro na venda de jogos para o console. Os games para o Switch sempre foram muito mais caros que em outros consoles.
Logo, é correto dizer que a Nintendo tem aproximadamente três meses (a partir da apresentação do Switch 2) para definir o preço do produto e, ao mesmo tempo, não espantar a freguesia com essa informação.
A Nintendo confirmou que o lançamento do Switch 2 vai acontecer ainda em 2025, após uma turnê mundial que começará em abril e deve terminar em junho.
Mas não existe uma data específica para isso acontecer.
Me arrisco a dizer que o Nintendo Switch 2 chega ao consumidor final antes das vendas do Natal. Mas é apenas um chute ou palpite.
Que gosto terá os cartuchos (e o console também)?
Eu diria que essa é a dúvida mais importante de todas, e qualquer gamer mais hardcore e sensato (mesmo que os dois termos não se encaixem na mesma frase) vai concordar comigo.
Se a Nintendo confirmou a retrocompatibilidade dos cartuchos do Switch original com o Switch 2, isso significa que os detalhes físicos do produto serão os mesmos, certo?
Então… eu pergunto: qual será o gosto dos cartuchos do Nintendo Switch 2?
Para quem não sabe, a Nintendo foi obrigada a colocar uma substância na superfície dos cartuchos do Nintendo Switch, que deixa um gosto extremamente desagradável quando colocados na boca.
Isso foi necessário, porque estava se tornando relativamente comum ver crianças e até adultos colocando os cartuchos na boca.
Será que a Nintendo fará mudanças neste aspecto?
E… por que não avançar a dúvida para o próprio Nintendo Switch 2.
Que gosto tem o novo console da Nintendo?
Ou vai me dizer que você nunca quis sentir o cheiro e o gosto de um novo produto de tecnologia?
Sério que só eu fazia isso?
Via The Verge