A Nintendo confirmou de forma oficial que o sucessor do Nintendo Switch vai manter a compatibilidade com os jogos já lançados para o console atual, garantindo uma transição suave para a nova plataforma e preservando o acesso à biblioteca de títulos amada pelos jogadores.
A nova plataforma manterá a integração com os serviços de assinatura do Nintendo Switch Online, incluindo o acesso ao Pacote de Expansão. A Nintendo sinaliza que fará uma transição de contas fluida, priorizando a experiência contínua dos mais de 100 milhões de jogadores que usam o Switch.
E é o mínimo que se espera da Nintendo, pois tudo o que ela NÃO precisa neste momento é irritar essa enorme base de usuários.
Desempenho de vendas e popularidade contínua do Switch
Mesmo após oito anos, o Switch registrou 4,72 milhões de unidades vendidas no último trimestre e acumula impressionantes 146 milhões de unidades ao longo de sua vida.
Um número que supera consoles anteriores da Nintendo nesse estágio do ciclo, mostrando a capacidade de longevidade do Switch e sua capacidade em atrair jogadores.
A Nintendo anunciou que o Switch já vendeu 1,3 bilhão de unidades de software (jogos), estabelecendo um novo recorde para a empresa e evidenciando o apelo dos jogos em sua plataforma.
Por outro lado, houve uma leve diminuição no número total de assinaturas do Switch Online, agora em cerca de 34 milhões de membros. Ao mesmo tempo, a Nintendo observa um crescimento no uso da versão com Pacote de Expansão, sugerindo uma maior demanda por conteúdos adicionais e acesso à biblioteca de jogos clássicos.
Preservação de jogos é um desafio para a Nintendo
A compatibilidade com versões anteriores no Switch 2 aborda uma questão relevante: a preservação de jogos antigos, algo que a Nintendo tem uma certa dificuldade em lidar.
Um relatório da Video Game History Foundation revela que mais de 87% dos jogos lançados antes de 2010 estão ameaçados ou indisponíveis para compra, o que ressalta a importância dessa compatibilidade para proteger o legado dos videogames.
Ao garantir que os usuários do Switch 2 poderão rodar os títulos da geração anterior, a Nintendo, de alguma forma, dá protagonismo para essa retrocompatibilidade.
Por outro lado, precisa fazer com que os jogos lançados nas décadas de 80 e 90 estejam disponíveis de forma mais acessível para o grande grupo de jogadores.
Além de teasers sobre o sucessor do Switch, a Nintendo lançou recentemente uma série de iniciativas variadas, incluindo um museu, um misterioso teste para um MMO, um despertador com sons clássicos e até um aplicativo de streaming de música.
Tudo isso para manter a marca em evidência, buscando a construção de um ecossistema para envolver a comunidade de usuários e jogadores.
A Nintendo, diferentemente de Xbox Series X e PS5, não conseguiu manter a compatibilidade retroativa com jogos do Wii U para o Switch devido à mudança de mídia (discos para cartuchos).
Tudo indica que o Swich 2 deve corrigir essa questão.
A Nintendo reafirmou que o novo console está programado para ser anunciado até o final do ano fiscal, que encerra em março de 2025.
A decisão pode deixar um gosto amargo de decepção naqueles que gostariam de ver o Switch 2 nas mãos durante o Natal desse ano.
Mas como a Nintendo acertou em cheio nesse console híbrido, é melhor confiar um pouco e esperar por um bom resultado final.
Fonte: Nintendo (PDF), The Verge