Com certeza você já comprou um calçado com o número errado. Isso é mais comum de acontecer do que você imagina. Mas a Nike quer acabar com esse problema, com a ajuda da realidade aumentada no Nike Fit, que é capaz de calcular o número exato do nosso pé, com uma margem de erro de apenas 2 milímetros.

Três em cada cinco pessoas usam calçados com um tamanho incorreto em relação ao número do seu pé, e isso aumenta o risco de lesões, somado com os desgaste dos calçados e as inquietudes dos usuários resultam em um alto número de devoluções de calçados. Por isso, a Nike desenvolveu o sistema para encontrar o número correto do calçado.

 

 

Inteligência Artificial + realidade aumentada = número perfeito

 

O aplicativo usa vários truques e uma combinação de software de aprendizagem automática, inteligência artificial e realidade aumentada. Quando o cliente abre o Nike Fit e escolhe um calçado para comprar, o software oferece a possibilidade de escanear o pé com o smartphone. O processo leva apenas 15 segundos, e no final, recomenda o tamanho correto.

Para isso, o usuário deve apoiar o pé na parede e realizar uma simples calibração. Feito isso, a realidade aumentada gera um ponto com a localização exata do usuário de forma que seja possível registrar a imagem dos seus pés contra a parede.

 

 

Nesse momento, até 13 pontos de dados e informações se cruzam para determinar com precisão a longitude e a largura de cada pé, entregando como resultado um tamanho específico de calçado. A precisão do cálculo tem uma variação de apenas dois milímetros, por causa do treinamento da máquina. E basta realizar uma medição para que a informação seja salva no seu perfil do app para as próximas compras.

Por enquanto, a Nike vai lançar o Nike Fit em seu app e nas lojas minoristas no próximo verão da América do Norte, e em agosto na Europa. Por enquanto, o recurso só está disponível para iPhone, mas é de se esperar que desembarque no Android em algum momento no futuro (algo que não está confirmado).

 

 

Via VentureBeat