Neutralidade da rede foi a ‘culpada’ pelo fim do Wikipedia Zero | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Neutralidade da rede foi a ‘culpada’ pelo fim do Wikipedia Zero | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Neutralidade da rede foi a ‘culpada’ pelo fim do Wikipedia Zero

Neutralidade da rede foi a ‘culpada’ pelo fim do Wikipedia Zero

Compartilhe

Em 2012, a Wikipedia lançou o Wikipedia Zero, com o objetivo de tornar acessível toda a informação disponível na plataforma em todo o planeta, especialmente em países emergentes, com conexão de internet cara e precária.

O Wikipedia Zero tinha isenção de tarifas de dados para esses países, e isso atentava contra a neutralidade da rede, que não permite priorizar o acesso a determinada informação, seja de forma gratuita ou cobrada pelo provedor do serviço.

A internet ficou mas barata em muitos países emergentes, ou seja, dar prioridade ao Wikipedia Zero começava a não fazer sentido. Sem falar que muitos desses países emergentes são favoráveis à neutralidade da rede.

 

 

Logo, mesmo bem intencionado, o Wikipedia Zero era prejudicial. Era de se esperar as quedas de preços das conexões de internet, de modo que a prioridade ao Wikipedia Zero seria algo secundário.

Isso afeta o Brasil também, de certo modo. Não receba com surpresa no futuro a notícia que sua operadora de telefonia móvel suspendeu o acesso gratuito ao WhatsApp e serviços de streaming. Se você defende a neutralidade da rede, não pode também querer receber vantagens em apps específicos.

São as regras do jogo. Apenas isso.


Compartilhe