Compartilhe

A Netflix confirmou que, a partir de agora, o seu aplicativo para iOS deixa de oferecer a opção de assinatura via iTunes, tanto para novos usuários como para aqueles que, em algum momento, fizeram a assinatura por esse método. Agora, o app tem um link para o site do serviço de streaming para concluir a assinatura.

O objetivo aqui é mais que evidente: a Netflix está saltando a plataforma da Apple, para evitar que os usuários do iOS entreguem uma receita menor para eles, já que 30% de cada assinatura concluída pelo iTunes fica com a gigante de Cupertino.

Com isso, os lucros da Netflix aumentam, já que os usuários do iOS assinantes na plataforma não são poucos (o app é um dos líderes em receita na App Store há muito tempo).

A Netflix não entrou em maiores detalhes sobre a sua decisão. Apenas informou que os novos assinantes não terão o suporte para o iTunes, e a mudança vai afetar todos os usuários do planeta de forma definitiva nos próximos meses.

 

 

Quem ainda usa o iTunes como método de pagamento para a assinatura da Netflix pode seguir dessa forma por tempo indeterminado. Mas se deixar de pagar um mês e desejam reativar a assinatura, o método de pagamento deverá ser outro, pois o iTunes não mais estará disponível.

O movimento da Netflix é o mesmo feito pelo Spotify, Financial Times e até a Epic Games com Fortnite. Esta última fez com que Google e Apple modificassem as suas políticas para oferecer uma redução nas comissões, mas isso não foi o bastante.

A Netflix já havia retirado o suporte para assinaturas via Play Store no começo de 2018, e a mudança agora no iOS faz com que ela tenha um controle ainda maior dos seus assinantes, e acabe recebendo a mesma quantidade de dinheiro por todos, independente da plataforma utilizada.

A Apple não se pronunciou sobre o assunto. Vamos esperar para o que vai acontecer nos próximos dias.

 

Via VentureBeat


Compartilhe