Netflix precisa decidir se acaba ou não com a “era da maratona das séries” | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Netflix precisa decidir se acaba ou não com a “era da maratona das séries” | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Cinema e TV | Netflix precisa decidir se acaba ou não com a “era da maratona das séries”

Netflix precisa decidir se acaba ou não com a “era da maratona das séries”

Compartilhe

O lançamento do Disney+ mexeu mesmo com a cabeça dos executivos da Netflix. Um dos diferenciais que a nova plataforma vai oferecer para os seus futuros assinantes é a entrega de episódios semanais e não a estreia das temporadas completas, como a geração do streaming está tão acostumada.

A decisão tem como consequência imediata o fim das maratonas de séries nos finais de semana. E parece que a Netflix vai pelo mesmo caminho, cogitando acabar com o conceito “assista quando e como quiser”. O primeiro sinal que isso pode realmente acontecer é com os testes de algumas produções originais da plataforma que terão estreias de episódios semanais.

 

 

Na verdade, já começou

 

 

Algumas séries da Netflix já são exibidas no formato semanal, especialmente aquelas que contam com parcerias com outras produtoras, como são os casos de The Good Place, Star Trek: Discovery e Better Call Saul.

Porém, o grande dilema da plataforma está com as suas séries originais, e pelo menos um motivo bem forte joga a favor da mudança no formato de entrega dos episódios.

 

 

Quando a conversão se perde no dia seguinte

 

 

Séries como Orange is the New Black, GLOW e 13 Reasons Why registraram perda de audiência nas temporadas subsequentes. Ou seja, as pessoas ficavam hypeadas, saiam em desabalada carreira para ver os episódios da nova temporada da série, ficavam felizes ou frustrados com tudo o que acabaram de ver em tempo recorde e, na temporada seguinte, nem ligam tanto para a estreia, pois o hype passou.

A taxa de conversão das séries da Netflix está caindo a cada temporada. É claro que temos que considerar aqui a queda de assinantes da plataforma como um todo, mas algumas produções que foram bem elogiadas como Daredevil – por exemplo – perderam audiência e hype com o passar das temporadas. E muita gente alega que o principal motivo para isso é o fim rápido do hype.

 

 

Fale muito ou pouco, mas fale de mim

 

 

Apesar do formato “assista quando quiser” ser muito atraente para os mais ansiosos, o grande desafio na era das redes sociais é fazer com que um assunto permaneça nos Trending Topics pelo máximo de tempo possível. Tudo muda muito rápido, e o que é buzz hoje pode virar silêncio amanhã com muita facilidade.

Logo, tudo indica que o Disney+ já entendeu que quem ainda assiste TV quer ter mais tempo para saborear as séries, comentando sobre as mesmas nas redes sociais ao longo de uma semana. A Netflix seguir o mesmo caminho não seria nenhum absurdo, pois parte do seu negócio depende desse falatório orgânico e espontâneo dos internautas.

O fim do estresse em ser obrigado a ver tudo de uma vez pode estar chegando ao fim. Sem falar que esse movimento deve ajudar a diminuir os spoilers que os mais apressadinhos jogam na sua cara porque teve muito tempo sobrando na vida para ver todos os episódios de uma vez.

Acho que a maioria vai sair ganhando com essa mudança.


Compartilhe