Você está em | Home | Realidade Virtual e Realidade Amentada | NBA lança recurso de AR para o Vision Pro com quadra virtual

NBA lança recurso de AR para o Vision Pro com quadra virtual

Compartilhe

A NBA lançou um novo recurso de realidade aumentada (AR) para seu aplicativo no Vision Pro chamado Tabletop. A funcionalidade projeta uma quadra de basquete virtual em tempo real no espaço físico do usuário, permitindo uma experiência imersiva durante partidas ao vivo selecionadas.

A tecnologia exibe avatares digitais dos jogadores, que reproduzem os movimentos reais dos atletas, como corridas, passes e arremessos, em sincronia com o jogo real. No entanto, para usufruir da novidade, é necessário ter uma assinatura do NBA League Pass.

Além do Apple Vision Pro, obviamente. Que é bem caro e inacessível para a grande maioria dos brasileiros.

 

Como funciona (e suas limitações)

O recurso está disponível apenas para partidas que podem ser assistidas ou ouvidas via NBA League Pass.

Curiosamente, o Tabletop pode funcionar até mesmo para jogos que acontecem nas cidades que sediam as partidas, que normalmente não estariam disponíveis para transmissão de vídeo devido a restrições de mercado.

No entanto, ainda não foi possível testar sua funcionalidade para jogos sediados nos times visitantes, o que pode indicar uma limitação técnica ou de direitos de transmissão.

Embora os jogadores sejam representados por avatares idênticos, que podem parecer robôs ou figuras estilizadas em sombras cel-shading, cada um deles pode ser identificado pela cor do uniforme, pelo nome e pelo número exibido em sua camisa.

Além disso, quando um atleta está com a posse de bola, seu nome aparece destacado acima da cabeça, facilitando o acompanhamento da jogada em tempo real.

Durante os testes realizados, foi observado um atraso de cerca de 45 segundos entre o áudio do locutor e a movimentação dos avatares na quadra virtual.

O Vision Pro pode corrigir esse delay com um botão de sincronização que pode reduzir essa latência para aproximadamente meio segundo, tornando a experiência mais fluida.

A precisão da sincronização pode variar dependendo do jogo e da estabilidade da conexão de internet do usuário.

 

Não está disponível no All-Star Weekend

Até o momento, não há informações sobre a disponibilidade do Tabletop para o All-Star Weekend da NBA, que acontece neste final de semana nos EUA (se você está lendo este artigo no futuro, o Fim de Semana das Estrelas aconteceu entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2025).

A liga não informou oficialmente sobre a possível inclusão do recurso nos eventos especiais deste fim de semana, o que nos leva a crer que isso não vai acontecer (e se acontecer, será apenas no All-Star Game de domingo).

A iniciativa da NBA lembra projetos anteriores de AR no esporte, como o aplicativo Lapz Vision Pro, que oferecia uma visualização em realidade aumentada para corridas de Fórmula 1 antes de ser descontinuado.

 

Como acessar o recurso no aplicativo da NBA

Para encontrar o Tabletop, os usuários do Vision Pro que assinam o NBA League Pass devem procurar um novo botão dedicado ao lado das opções usuais de “Assistir ao vivo” e “Multiview”.

Isso sugere que a NBA pretende tornar a funcionalidade uma parte fixa do aplicativo, ampliando as formas de consumo de conteúdo esportivo.

A liga tem um histórico de experimentação com tecnologia de realidade mista, como demonstrado anteriormente pelo comissário Adam Silver.

Em uma apresentação passada, Silver mostrou como uma digitalização 3D do comentarista Ahmad Rashad poderia substituir um jogador em uma jogada real.

É o tipo de inovação reforça a busca da NBA por novas experiências imersivas para os fãs do esporte, aumentando o seu público, principalmente entre os mais jovens e mais antenados em tecnologia.

E é óbvio que nada do que você leu até aqui funciona no Brasil. E nem precisa funcionar, pois eu e (muito provavelmente) você que chegou até aqui não temos o Apple Vision Pro.

 

Via The Verge


Compartilhe