Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Não use o Google para procurar por software

Não use o Google para procurar por software

Compartilhe

Quando queremos tirar uma dúvida em nossas vidas, normalmente recorremos ao Google. O buscador mais popular da internet coleta informações e respostas desde 1995, e seus responsáveis trabalham de forma incansável em melhorias no seu algoritmo desde o seu primeiro dia de vida.

Porém, ele não é perfeito. O buscador do Google pode apresentar erros e respostas consideradas erradas ou inválidas, pois os criminosos cibernéticos estão na frente dos desenvolvedores e responsáveis pelo algoritmo do buscador.

E um dos problemas recentes detectados no buscador do Google são os resultados maliciosos para os internautas que procuram por softwares para download e instalação. E é um problema tão sério, que se recomenda a abandonar a ferramenta de busca para essa finalidade.

 

A crise do malvertising no buscador do Google

Malvertising é a prática dos criminosos cibernéticos em se aproveitar das brechas da plataforma publicitária do buscador do Google. Eles se passam por sites legítimos dos desenvolvedores de aplicativos para publicar softwares maliciosos que são promovidos como se fossem os programas originais nos resultados do buscador.

Os usuários maliciosos conseguem boas posições nos resultados de busca (inclusive quando pagam por isso) e criando uma página web falsa que é promovida pelos links patrocinados do Google.

Essa prática está enganando um bom número de usuários, tanto para fazer downloads diferentes daqueles que realmente desejavam, como para um produto que realize algum tipo de cobrança irregular ou para infectar o dispositivo da vítima com algum tipo de malware.

Por regra, o Google consegue identificar e bloquear o malvertising, mas os criminosos cibernéticos estão mais rápidos para saltar as medidas de segurança. A brecha permite que os meliantes criem páginas falsas para aplicativos muito populares, como são os casos do Adobe Reader, Gimp, Microsoft Teams, OBS, Slack, Tor e Thunderbird.

É muito provável que o Google vai encontrar essa brecha e eliminar essa forma ilegítima de promoção de páginas falsas dentro do Google Ads. Porém, a falha existe neste momento, e o melhor que você pode fazer é acessar de forma direta a página do desenvolvedor de software do programa que você deseja e realizar o download direto por lá.

Você até pode recorrer ao Google para encontrar a página web oficial do desenvolvedor do software. Essa prática é segura. O que você deve evitar a todo custo é realizar o download e até mesmo acessar os links patrocinados que aparecem nos resultados de busca, pois é lá que está guardado o perigo de cair em uma golpe ou em coisa pior.

 

O que mais você pode fazer para evitar o pior?

Ter uma boa dose de bom senso, e evitar acessar qualquer tipo de site suspeito.

Por mais que você acredite que aquela promoção incrível com 70% de desconto na licença de um determinado software que você está de olho há muito tempo possa valer a pena, verifique a procedência desse link. E, mesmo assim, desconfie várias vezes antes de clicar no link ou realizar a compra desse software.

Aliás, bom senso é uma coisa que você deve ter em qualquer circunstância ou situação uma vez que você está conectado na internet de alguma forma.

Fica a dica.


Compartilhe