TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Não… o Instagram não baniu em massa por causa de política. É um erro na plataforma… | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Não… o Instagram não baniu em massa por causa de política. É um erro na plataforma…

Não… o Instagram não baniu em massa por causa de política. É um erro na plataforma…

Compartilhe

Não. Você não foi bloqueado em massa no Instagram por causa dos seus posicionamentos políticos. A rede social de fotos e vídeos do Meta está com problema no mundo inteiro.

Neste momento, a minha conta pessoal no Instagram não está suspensa. Mas o problema existe. Tanto, que o próprio Instagram confirmou a falha em sua conta oficial no Twitter, reforçando que está investigando o problema e se desculpa por eventuais inconvenientes.

A maioria dos problemas estão acontecendo na hora de iniciar sessão, e algumas contas foram bloqueadas por engano.

Vamos tentar entender melhor o que está acontecendo, e descobrir se a única coisa que você deve fazer neste momento é sentar e esperar pacientemente.

 

O problema é global

Páginas com o Downdetector indicam que o problema no Instagram alcançou o seu ponto mais crítico em torno de 10h30 no horário de Brasília, com os usuários da rede social informando de forma mais intensa a indisponibilidade da rede social. Enquanto isso, muitos usuários começaram a relatar que perderam muitos seguidores em um curto intervalo de tempo.

Alguns começaram a desconfiar que essa saída em massa dos usuários aqui no Brasil aconteceu por conta das divergências políticas em função do resultado das eleições presidenciais ocorridas ontem (30), o que explicaria esse movimento com relativa facilidade.

Porém, quando esses mesmos internautas começaram a investigar mais a fundo o que está acontecendo, constataram que a rede social está com problemas sérios em todo o planeta, com erros para iniciar sessão na rede social para aquelas contas que não estavam logadas em nenhum dispositivo, tanto no smartphone como no computador.

Para aqueles usuários que já estavam conectados no Instagram (era o meu caso), o problema não se manifestou. Porém, eu percebi uma certa dificuldade em carregar as atualizações das notificações em torno de 12h (Brasília). Além disso, percebi que a maioria dos conteúdos em exibição no feed eram de contas patrocinadas ou de publicidade, deixando um pouco de lado os conteúdos das pessoas que eu realmente sigo.

Outro inconveniente gerado por este problema é a suspensão de contas sem motivo aparente. Alguns usuários estão recebendo uma mensagem que indica que a conta foi suspensa, enumerando uma série de motivos para a decisão. O usuário pode recorrer da decisão pela própria mensagem recebida, em um prazo de até 30 dias a partir da data de recebimento da notificação de bloqueio.

Ou seja, é um comportamento típico de um bloqueio de conta como outro qualquer, com a diferença de que está acontecendo em massa, e o Instagram não explica os reais motivos para isso acontecer.

O que pode ter acontecido (e essa é uma teoria sem qualquer confirmação oficial) é que o número de tentativas para entrar no Instagram dos usuários que estavam desconectados da rede social nos seus dispositivos pode ter gerado no sistema a suspensão automática da conta, como um procedimento preventivo de segurança da própria plataforma.

Outra possibilidade (que o Instagram também precisa vir a público para confirmar) é que a plataforma está realizando uma limpeza automática de contas. E, se foi isso o que realmente aconteceu, os erros são simplesmente grotescos, bem típicos de uma falha humana na plataforma.

 

O que você deve fazer?

Recomenda-se não iniciar um processo de apelação para recuperação de conta de forma imediata. Se isso aconteceu por conta de um erro do próprio Instagram, é a plataforma que deve restaurar o acesso, e isso deve acontecer ao longo do tempo. Em contrapartida, os usuários que ainda estão com uma conta ativa do Instagram ainda podem notar uma queda temporária no número de seguidores.

Como ainda não sabemos qual foi o motivo para esse problema no Instagram, tudo o que resta para você, que está com a conta suspensa ou sem acesso à rede social no momento, é sentar e esperar pacientemente. Fica o registro que todos esses problemas acontecem ao mesmo tempo em que a plataforma do Meta está lançando uma renovada interface web para o aplicativo, de modo que os eventos podem estar correlacionados de alguma forma.

No momento em que este artigo foi produzido, alguns usuários do Instagram começaram a relatar nas redes sociais que as contas bloqueadas estão sendo devolvidas sem qualquer tipo de explicação razoável da plataforma para o bloqueio e a devolução da conta, o que confirma que tudo isso aconteceu por conta de um erro dentro dos servidores da rede social.

Reforçamos que o Instagram até o momento não se posicionou oficialmente sobre a origem desses problemas, e vamos atualizar o amigo leitor em caso de novidades. Sobre as mudanças, a nova interface da rede social introduz novos atalhos para os itens Início, Buscar, Mensagens Notificações, Criar e Perfil, que agora estão posicionados do lado esquerdo da tela (antes estavam na parte superior).


Compartilhe