Na Coreia do Sul, tem curso para entrevistas de emprego realizadas por inteligência artificial | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Na Coreia do Sul, tem curso para entrevistas de emprego realizadas por inteligência artificial | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Variedades | Na Coreia do Sul, tem curso para entrevistas de emprego realizadas por inteligência artificial

Na Coreia do Sul, tem curso para entrevistas de emprego realizadas por inteligência artificial

Compartilhe

A Inteligência Artificial está mudando vários setores da sociedade, incluindo o de recursos humanos. Na Coreia do Sul, empresas como a SK Innovation ou a Hyundai Engineering & Construction já usam esta tecnologia para contratar funcionários, o que exige agora das pessoas um aprendizado para enfrentar a IA para conquistar as vagas.

De acordo com a consultoria People & People, está aumentando rapidamente as aulas para enfrentar as IAs em processos de seleção de emprego. O que faz sentido, uma vez que a população juvenil da Coreia do Sul é de 10% e as escolas de reforço escolar são muito populares por lá.

 

 

Não é o que você fala, mas como você fala

As entrevistas em vídeo com reconhecimento facial passam a ser essenciais, já que o software analisa as expressões faciais e as palavras escolhidas para a resposta. Ao longo da entrevista, a IA faz perguntas para observar o padrão de reação das respostas.

Este é um sistema de gamificação, onde são observadas 37 capacidades diferentes que se encaixam no perfil da vaga. E o segredo não é dar a resposta certa, já que algumas perguntas não contam com uma única resposta correta. O segredo está em como o candidato encara a pergunta.

Os cursos para enfrentar entrevistas de emprego com a Inteligência Artificial parecem ser parte de um fenômeno em ascensão. Porém, tais cursos não são sinônimo de sucesso garantido, pois nem sempre é possível vencer a IA. Esse formato de entrevista é muito novo, de modo que as pessoas ainda não estão preparadas para isso. E qualquer preparação parece não ter sentido, já que a IA vai interpretar nossas reações com base de uma enorme base de informações que ela já possui.

Por outro lado, quase 25% das 131 maiores empresas da Coreia do Sul já utilizam ou planejam utilizar a inteligência artificial no processo de contratação.

 

 

Tendência global para o futuro?

Ao que tudo indica, sim. Outros mercados da Europa como Espanha e Reino Unido já começam a flertar com as entrevistas realizadas com softwares de inteligência artificial, por entenderem que podem deixar o processo de seleção de candidatos algo mais dinâmico e menos propenso a injustiças.

Isso é relativo, pois está comprovado que muitas ferramentas de inteligência artificial ainda adotam critérios que esbarram em questões éticas e étnicas que ainda precisam ser contornadas.

De qualquer forma, é uma evolução tecnológica que pode mudar o processo de seleção de candidatos para vagas de emprego, assim como o comportamento desses candidatos e a forma em como eles encaram o processo. Não acredito que uma IA vai aposentar o profissional de RH, que durante um bom tempo vai precisar analisar os critérios que o software não considerou em algum momento no processo de seleção.

Mas… acho que dá para começar a preocupar os recursos humanos de algumas empresas desde já.

 

 

Via Reuters


Compartilhe